Renan e Geraldo, ou Mãozinha e Juno, como são conhecidos no mundo cosplay, consagraram-se campeões do WCS 2009 - Etapa JBC Brasil. A final do campeonato aconteceu dia 20 de junho, no Espaço Hakka. Agora, a dupla paulista tem a responsabilidade de representar o Brasil na final mundial do WCS, em Nagoya, no Japão, dia 2 de agosto.
Os rapazes apresentaram uma performance musical cheia de energia do anime One Piece. Renan fez Brooke, enquanto Geraldo fez Franky. O segundo lugar ficou com Petra e Alessandra. O terceiro lugar ficou com os campeões mundiais de 2006, Monica e Maurício.
“Eu curti pra caramba”, disse Rafael Losso, VJ da MTV e jurado do WCS pela primeira vez. “Já tinha visto outros campeonatos de cosplay, mas nada tão sofisticado como esse. Julgar foi muito difícil. Eu gosto de muitos dos animes e mangás que foram apresentados, como o One Piece, Akira, A viagem Chihiro e outros.”
Participaram da final brasileira 15 duplas escolhidas em seletivas nacionais por todo o País. Uma curiosidade dessa edição foi a grande participação de duplas cujo tema era Final Fantasy. Ao todo, foram três.
Além do campeonato cosplay, a final brasileira do WCS 2009 contou com apresentações da banda de anisongs J~Squad e um desfile de moda urbana jovem japonesa, com os estilos Lolita, Decora e Gyaru.
domingo, 21 de junho de 2009
WCS 2009 - Etapa JBC Brasil revela campeões
sábado, 20 de junho de 2009
Ranma 1/2 e DNA² São os Novos Mangás da JBC
Foram anunciados durante o WCS os dois novos mangás que a JBC colocará nas bancas em breve: Ranma 1/2 e DNA². O primeiro não causou tanta surpresa, já que de certa forma todos já sabiam que mais cedo ou mais tarde tal título seria republicado no país, e com o fim de Inu-Yasha, era natural que outro mega-sucesso de Rumiko Takahashi tomasse o lugar do cão-demônio.
Pra quem não se lembra, o mangá Ranma 1/2 teve alguns volumes publicados no Brasil pela editora/loja Animangá em meados de 1998. O lançamento causou um certo alvoroço nos otakus (já que mangá no país naquela época era mais raro que político que diz a verdade), e deixou uma certa saudade - mesmo que a edição da Animangá fosse com leitura ocidental, onomatopéias traduzidas e com poucas páginas - numa época em que os otakus não queimavam mangás em eventos devido à falta de um “chan” no final do nome daquele personagem querido. Ranma 1/2 tem 38 volumes e seu anime já foi exibido no país pelo Cartoon Network e Play Tv.
Já DNA² é um shonen que mistura na medida certa ação, comédia e romance destrambelhado - não muito diferente de Ranma. Criado por Masakazu Katsura (de Video Girl Ai, publicado por aqui na primeira leva de mangás da JBC em meados de 2002), teve um anime de 12 episódios já exibido por aqui pelo Animax. Aliás, temos uma matéria sobre tal animação, e nela você poderá conferir mais sobre o criador e do próprio mangá. Para acessá-la, clique aqui.
Em breve publicaremos os releases oficiais com detalhes como as datas de lançamento, formato, preço, etc.
sexta-feira, 19 de junho de 2009
O Estranho Mundo de Apu Por Tiago Bacelar
Hoje, nós vivemos uma febre chamada Índia. Quem Quer Ser um Milionário, do diretor Danny Boyle, vencedor de oito Oscars, voltou todas as atenções para o cinema de Bollywood e para o país retratado nesta produção audiovisual. No Brasil, o assunto ganhou ainda mais destaque com a novela global Caminho das Índias, de Glória Peres. Recentemente, tive acesso a um filme que até o final dos anos 90 era considerado perdido, pelo fato dos negativos originais terem sido destruídos num incêndio. A obra foi restaurada a partir de cópias.
O filme chama-se O Mundo de Apu. É de 1959 e foi dirigido por Satyajit Ray. Ele baseou-se no romance Aparajito, de Bibhutibhushan Bandopadhyay, para criar essa estranha obra do cinema marginal indiano, que foi um movimento influenciado pelo realismo e naturalismo, sendo um olho vivo sobre os impactos do clima sócio-político na época. O cinema marginal da Índia ocorreu ao mesmo tempo da nouvelle-vague francesa e japonesa e durou até o final dos anos 80. Depois, houve uma crise na indústria de cinema indiana, retomada na segunda metade dos anos 90 com Bollywood.
Para adaptar Aparajito para o cinema, Satyajit dividiu o livro em três filmes, produzidos entre 1955 e 1959. Canção da Pequena Estrada, Aparajito e Mundo de Apu fazem parte da trilogia Apu, criada com música de Ravi Shankar, baixo orçamento e elenco amador. O Mundo de Apu ganhou três prêmios nacionais de cinema e arrebatou os festivais de Cannes, Berlim e Veneza.
Essa trilogia de Ray foi tão importante que repercutiu, principalmente no quesito iluminação, nos trabalhos de Martin Scorcese, James Ivory, Abbas Kiarostami, Elia Kazan, François Truffaut, Carlos Saura, Isao Takahata, Wes Anderson, Akira Kurosawa, Jean-Luc Godard e Danny Boyle. A cena final de O Mundo de Apu foi repetida na produção My Family, de 1995, dirigida por Gregory Nava.
Pelo seu brilhante trabalho, Ray Satyajit tornou-se a segunda personalidade do cinema, depois de Chaplin, a receber o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Oxford e recebeu em 1992 um Oscar honorário da Academia, poucas semanas antes do seu falecimento, em Calcutá, na Índia, aos 70 anos. Satyajit foca no filme O Mundo de Apu a fase adulta de Apu, introduzindo ao cinema indiano os brilhantes atores Soumitra Chatterjee (Apu) e Sharmila Tagore (Aparna).
O filme, que já aviso logo não tem a famosa dancinha, é uma visão de como é viver num país de Terceiro Mundo. Traz uma bonita história de amor, complicada aos moldes das Mil e Uma Noites, entre Apu e sua esposa Aparna. O ator Swapan Mukherjee atuou como Pulu, o melhor amigo de Apu. A montagem retrata bem a engraçada e tensa relação de Chatterjee e Tagore durante o filme, realçada pela a atuação desses estreantes atores, que depois fariam inúmeras produções de Ray. Alok Chakravarty fez seu primeiro papel no cinema como Kajal, filho de Apu e Aparna, cuja mãe morre no parto, iniciando no longa-metragem um verdadeiro dramalhão mexicano, aonde tudo, mas, tudo mesmo é possível de acontecer. A música de Ravi Shankar, que não é personagem de Glória Peres, pontua perfeitamente as ações da narrativa e de cada personagem, através do leitmotiv wagneriano.
O Mundo de Apu é um filme que vale a pena ser visto pela sua importância na história do cinema, por ter revelado a Índia para o mundo e mostrar que história de amor misturado a um drama de Terceiro Mundo pode resultar numa grande obra. A produção de Ray é altamente recomendável.
terça-feira, 16 de junho de 2009
Confira as Capas dos DVDs de Yu-Gi-Oh! GX
Fonte: http://www.jbox.com.br/2009/06/16/confira-a-capa-dos-dvds-de-yu-gi-oh-gx/#more-5708
Conforme anunciamos, a FlashStar Home Vídeo (parte do mesmo grupo da Focus Filmes) lançará no mercado brasileiro os DVDs da série Yu-Gi-Oh! GX, segunda série do anime com o jogo de cartas que já foi mania entre a molecada. Sucesso na tv aberta graças a exibição na TV Globinho, o anime ganha um box inicial com os 4 primeiros volumes, que apresentam os 12 primeiros episódios da aventura do garoto Jaden. Os DVDs chegam às lojas dia 22 de julho.
segunda-feira, 15 de junho de 2009
Pré-venda Cavaleiros do Zodíaco –Edição de Colecionador
Clique aqui para acessar a loja da Playarte: http://www.playarte.com.br/Loja/HotSite.aspx?hotid=4832befe-2136-11dd-b6e7-0016ec0ee382
Unicorn Table Cancela Turnê no Brasil e Ayumi Miyasaki é anunciado como nova atração internacional do Superherocon
“Venho por meio desta falar sobre o cancelamento do show do Unicorn Table e Salia no SuperHeroCON 2009. No entanto, gostaria de deixar claro que a produtora J-Shock sempre foi correta conosco. Quando recebemos o email do empresário do Unicorn Table cancelando a turnê brasileira, ficamos preocupados. Por outro lado, a J-Shock Team já estava buscando alternativas para suprir a falta do Univorn Table e Salia, tanto no SuperHeroCon 2009, quanto em outros eventos que estavam contando com o show.
Vale salientar nosso descontentamento em não realizar o show do Unicorn Table e Salia no país. Que fique claro, contudo, que esta foi uma decisão unilateral que nos pegou de surpresa. Ficamos sabendo do acontecido desde a sexta-feira da semana passada (05/06). Não comunicamos antes porque estávamos a procura de alguma atração para suprir o espaço deixado pela já citada banda.
Estamos felizes em anunciar a confirmação do Ayumi Miyazaki, numa parceria entre SuperHeroCON, J-Shock Team e Rádio Animix. Ayumi Miyazaki aporta pela segunda vez no Brasil e primeira vez no SuperHeroCON!
Ayumi Miyazaki, é cantor e compositor japonês, conhecido por seu trabalho em Digimon (Brasil) e muito reconhecido no Japão por suas composições (Rose - Nana). Cantou o tema de evolução para Digimon Adventure (”Brave Heart”), Digimon Adventure 02 (”Break Up!” e “Beat Hit”) e também o segundo tema de evolução para Digimon Frontier (”The Last Element”). Como compositor, compôs temas de Prince of Tennis, Nana, Hamtaro, Doraemon e muitos outros”.
Jaspion é Sucesso de Vendas
O título dessa nota pode parecer bem óbvio já que Jaspion foi um dos maiores sucessos da tv brasileira, portanto, era normal que o lançamento da série em DVD fosse muito bem sucedido. Passados dois meses desde a chegada do material às lojas ele já se esgotou em muitas delas, como por exemplo no Submarino, um gigante do comércio eletrônico. A situação se repete em várias outras lojas virtuais e físicas, com vendas sobretudo impulsionadas pela nostalgia que o seriado exerce.
Em pouco mais de 60 dias as vendas do box + lata já ultrapassaram a casa das 10 mil unidades, segundo estimativas não-oficias (mas de plena confiança), sendo que 60% do total vendido é referente ao box. Apesar da Focus-Flashstar não passar números, é certo que a série já superou com folga as metas de vendas.
Já com Changeman a coisa anda um pouco mais devagar, tendo alcançado a metade do total vendido por Jaspion, situação bem previsível já que apesar do sucesso que o esquadrão teve no Brasil, o quinteto nunca conseguiu ter o mesmo brilho do herói enlatado. Mesmo assim, o desempenho do produto está sendo considerado satisfatório.
Neste mês chegarão às lojas o primeiro volume (box e lata) de Jiraiya e o box de Ryukendo. É bem provável que como uma escada, Jiraiya fique na terceira colocação das vendas entre os 3 tokusatsus “clássicos”. Já Ryukendo tem como alvo as crianças que têm assistido as exibições da série na Rede Tv!, o que não impedirá que o produto ganhe as graças dos tokufãs.
quinta-feira, 11 de junho de 2009
DVD: Dragon Ball em Setembro
Fonte: http://www.jbox.com.br/2009/06/10/dvd-dragon-ball-em-setembro/
Apesar de não ter nenhuma data definida, a previsão da PlayArte é que o primeiro box de Dragon Ball (com Goku ainda criança) chegue ao mercado nacional no mês de setembro. Ainda é muito cedo pra comentar mais detalhes, já que a empresa ainda está aguardando o recebimento do material para iniciar os trabalhos.
Já Digimon Data Squad deverá demorar mais um pouquinho, já que o lançamento do anime em DVD deverá ser feito somente após sua exibição na tv paga e aberta. Ou seja: periga sair só no início de 2010.
WCS: Resultado da Seletiva On-line Mercado Mundo Mix
Fonte: http://www.jbox.com.br/2009/06/11/wcs-resultado-da-seletiva-on-line-mercado-mundo-mix/
A dupla paulistana Jeffrey Haiduk Moraes e Amanda Símola Tan tem muito o que comemorar. Por 1,88 ponto de diferença em relação ao segundo lugar, os paulistanos venceram a Seletiva On-line Mercado Mundo Mix e conquistaram a última vaga para a final do WCS 2009 - Etapa JBC Brasil. A final acontece dia 20 de junho, em São Paulo. Jeffrey e Amanda, que haviam conquistado o segundo lugar no evento Mercado Mundo Mix, obtiveram 82,88 de 100 pontos possíveis na repescagem. O segundo lugar da seletiva, Daniela e Cassiana, somou 81 pontos.
Este ano, a seletiva on-line sofreu alterações. Além do voto dos internautas, a repescagem contou com a avaliação de três jurados: Beto Lago, idealizador do evento Mercado Mundo Mix, patrocinador da seletiva on-line, Vanessa Lita, coordenadora de eventos do Instituto Japão Pop BR e Renato Siqueira, jornalista especialista em cultura pop.
WCS: Desfile de Moda Urbana Japonesa na Final do Evento
A final do WCS 2009 - Etapa JBC Brasil, dia 20 de junho, em São Paulo, traz como mais uma atração o 1° desfile de moda Harajuku Street Fashion. O desfile será estrelado por 16 jovens, fãs e seguidores da moda urbana japonesa, que mostrarão um pouco do ousado modo de se vestir dos garotos e garotas japoneses.
“A intenção é divulgar esses estilos e o trabalho das pessoas que participam”, explica Akemi, uma das organizadoras do desfile. “Apresentaremos três estilos diferentes: gal (ou gyaru), lolita e decora. Eles não são necessariamente os principais existentes, mas a partir deles, foram criados muitos outros”, diz.
Os participantes produzem seus próprios looks. A estudante de moda Kao, por exemplo, revela que utiliza muitos itens comprados na Rua 25 de Março, em São Paulo, cujas lojas são famosas por vender produtos baratos. “Tive o primeiro contato com essa moda japonesa quando, um dia, vi um livro com fotos sobre o assunto. Me identifiquei na hora. O legal desses estilos é que não há limites para a criatividade. Você pode usar o que quiser para compor o visual”, diz Kaoru.
Outra atração anunciada para a final do WCS 2009 - Etapa JBC Brasil é o show da banda J-Squad, um dos mais conhecidos grupos de j-rock e anisongs do Brasil.
Cantora de Rayearth e Pokémon nos EUA
Não é só o Brasil que recebe cantores japoneses. O evento Otakon, que acontecerá nos EUA em 19 de Julho, a voz japonesa que encantará aos americanos é a da cantora Naomi Tamura. Ela é conhecida por ter cantado músicas de animês importantes como Rayearth, Pokémon e Get Backers.
Em Rayearth ela foi a responsável por cantar a abertura Yuzurenai Negai. Em Pokémon ela cantou a quinta abertura do animê (Ready Go) e a abertura do especial Pokémon Crystal (Aratanaru Chikai). Em Get Backers ela cantou a primeira abertura do animê, a Yuragu Koto Nai Ai.
Naruto é o mangá mais lucrativo nos EUA
GERAL
1. Naruto
2. Fruits Basket
3. Vampire Knight
4. Bleach
5. Death Note
6. Rosario & Vampire
7. Chibi Vampire
8. Maxiumum Ride
9. Tsubasa
10. Bakugan
11. Negima!
12. Yu-Gi-Oh!
13. Otomen
14. Shugo Chara
15. D. Grayman
16. Skip Beat
17. One Piece
18. Shinshi Doumei Cross
19. The Melancholy of Haruhi Suzumiya
20. Toraware no Minoue
21. In Odd We Trust
22. Nora: Last Chronicle of Devildom
23. Black Cat
24. Phoenix Wright
25. Higurashi: When They Cry
Da lista de shoujo, podemos ver que até o sétimo colocado são séries no top 25. Fruits Basket continua sendo a galinha dos ovos de ouro da Tokyopop e acho que eles multiplicariam os volumes da série se pudessem. Chato não ver, por exemplo, Lovely Complex. Também se percebe que os josei – como Nodame e Honey & Clover – não têm vendagens tão significativas. Agora vejam que Nana também não está. Pode se rum sucesso, mas não influiu em nada no cancelamento da Shojo Beat, como tinha gente dizendo por aí. Nana talvez não esteja entre os 50 títulos mais vendidos do mercado americano.
SHOUJO
1. Fruits Basket
2. Vampire Knight
3. Otomen
4. Shugo Chara
5. Skip Beat
6. Shinshi Doumei Cross
7. Toraware no Minoue
8. Ouran High School
9. Heaven's Will
10. Trinity Blood
Gundam de 18 metros de altura vira atração turística
terça-feira, 2 de junho de 2009
WCS começa a vender ingressos
A final brasileira do WCS será dia 20 de junho. A dupla que vencer o campeonato representará o Brasil na final mundial, marcada para o dia 2 de agosto, no Japão.
A organização do WCS - Etapa JBC Brasil também divulgou seus mestres de cerimônia. Eles serão Kendi Yamai, que apresenta o concurso pelo terceiro ano consecutivo, e a modelo Caren Utino.
Dia 20, eles utilizarão figurino inspirado na moda urbana japonesa. Caren estará como uma lolita, enquanto Kendi estará vestido de Elegant Gothic Aristocrat.
Pontos de venda de ingressos
J-World
Onde: Rua Guaraú, 41- Mirandópolis - São Paulo/SP - próximo ao Metrô Saúde
Informações: (11) 5071-0430
Livraria Sol
Onde: Praça da Liberdade, 153 - Liberdade - São Paulo - SP - Em frente ao metrô Liberdade
Informações: (11) 3208-6588
Editora JBC
Onde: Rua Loefgreen, 1291 - 1º andar - Santa. Cruz - São Paulo - SP
Informações: (11) 5575-6286
World Cosplay Summit 2009 Etapa JBC Brasil
Quando: 20 de junho de 2009, das 17h às 22h30
Onde: Espaço Hakka - Rua São Joaquim, 460 - Liberdade - São Paulo
Quanto: R$20 (inteira); R$10 (meia). Aqueles que comprarem o ingresso até dia 19 de junho pagarão meia-entrada
A novidade para este ano é a participação da modelo e atriz Caren Utino. Ela é das modelos nikkeis mais conhecidas no Brasil; protagonizou comerciais de televisão para a Ásia, América Latina e Europa e participou de filmes nacionais.
Inspirada na moda urbana japonesa, a dupla apresentará o WCS 2009 devidamente caracterizada. Caren estará vestida de sweet lolita, enquanto Kendi Yamai estará com um charmoso traje de elegant gothic aristocrat, uma variação masculina da lolita. As roupas serão confeccionadas especialmente para o WCS.
Eles realizaram um ensaio fotográfico para o site WCS (confira o making of abaixo) e, reunidos, concederam uma entrevista descontraída. Confira:
Entrevista
Kendi, é o terceiro ano em que você participa como apresentador da final do WCS. O que viu de evolução no campeonato?
Kendi- As coisas estão muito profissionais hoje, desde a organização até os participantes. Os cosplayers brasileiros não deixam a desejar para ninguém. Eles poderiam até participar como profissionais de figurino em cinema. As fantasias são muito boas, muito perfeitas.
Caren - Fiquei impressionada com o cosplay do campeão do ano passado (Gabriel Niemietz, que fez o robô Jango, de Burst Angel). A dupla teve o cuidado de fazer até os fiozinhos elétricos da fantasia.
Você acha que esse nível tem relação com a crescente popularização de mangás e animes no Brasil?
Kendi - Além de a cultura se popularizar, a preparação para o concurso também se tornou um hábito. O pessoal ensaia muito, se dedica e vai com tudo para vencer, pelo fato de, na minha opimião, o WCS ser o maior e melhor campeonato cosplay.
Caren, o que você sentiu quando a JBC propôs que apresentasse a final do WCS?
Caren - No começo, confesso que fiquei com um pouco de medo. As pessoas que gostam de anime e mangá são bastante fiéis e exigentes. Eu gosto de mangá, mas não me consideraria uma fanática. Estou estudando e tentando aprender bastante coisa para apresentar o WCS.
Qual foi o primeiro contato que vocês tiveram com cosplays?
Caren - Em Nagoya (Japão), na rua mesmo. Havia um paredão em que as garotas vestidas de personagens se enfileiravam. Vários fotógrafos clicavam e elas ficavam posando. Na época, achei que era uma campanha publicitária de algum desenho.
Kendi - Já havia visto em eventos, antes do WCS, quando gravava algumas matérias para a televisão.
O que acham de apresentar o WCS com trajes sob medida?
Caren - Eu estou gostando muito. Os vestidos são lindos. Não me me vestiria assim todo dia, mas farei uma personagem, e fica mais fácil dessa maneira. Você libera seu lado lolita. Como atriz, acho bem divertido. A lolita é super meiga, gosta de fazer tudo certinho e é muito perfeccionista.
Kendi - Eu vi algumas fotos de elegant gothic aristocrat e acho que, para o Japão, isso é super normal. Para o Brasil, é mais chocante.
Você se sente uma lolita, Caren?
Caren - Eu acho que tenho mais a ver com as sweet lolitas do que com as gothic lolitas.
Kendi - A lolita tem tudo a ver com a Caren! Olha só a cara de bonequinha dela!
Ranking: Animes no Japão (18/05 à 24/05)
Depois de algum tempo ausente, o ranking de audiência dos animes na tv japonesa está de volta. E passa semana entra semana e os mesmos programas estão na preferência do público, com poucas mudanças - exceto os dois primeiros lugares, que estão sempre no topo =P.
Confiram abaixo a lista completa, com os 50 animes exibidos na tv japonesa na última semana e suas respectivas audiências.
01- Sazae-san - 18,1
02- Chibi Maruko-Chan - 13,1
03- Crayon Shin-chan - 12,6
04- Doraemon - 10,0
05- One Piece - 9,8
06- Dragon Ball Kai - 9,2
07- Fresh Pretty Cure! - 7,9
08- Meitantei Conan - 7,2
09- Pokemon DP - 5,6
10- Higashi no Eden - 5,0
11- Yatterman - 4,7
12- Naruto Shippuuden - 4,6
13- Atashinchn - 4,2
14- Fullmetal Alchemist - 4,0
15- Inazuma Eleven - 3,9
16- Golgo 13 - 3,8
17- Major - 3,7
18- Battle Spirits - 3,5
19- Keroro Gunsou - 3,2
20- Bleach - 3,1
21- Hikaru no Go Best Selection 3,0
22- Negibouzu no Asatarou - 3,0
23- Cross Game - 3,0
24- Hajime no Ippo New Challenger - 2,9
25- Mainichi Kaasan - 2,9
26- Gintama - 2,9
27- Metal Fight Bayblade - 2,9
28- Kemono no Souja Erin - 2,8
29- Lilo & Stitch - 2,7
30- Souten Kouro - 2,7
31- Soreike Anpanman - 2,6
32- Katekyo Hitman Reborn! - 2,6
33- Shin Mazinger - 2,6
34- Hayate no Gotoku!! - 2,5
35- Shugo Chara! Doki - 2,4
36- Basquash! - 2,4
37- Meccha Mote Iinchou - 2,3
38- Jewel Pet - 2,3
39- Uchi no 3 Shimai - 1,7
40- Yu-Gi-Oh 5D’s - 1,7
41- Liveon Cardliver Kakeru - 1,7
42- Saki - 1,6
43- Sengoku Basara - 1,6
44- K-On - 1,6
45- Pandora Hearts - 1,4
46- Natsu no Arashi! - 1,4
47- Sora wo Kakeru Shoujo - 0,8
48- Kurokami The Animation - 0,8
49- Arad Senki - 0,8
50- Phantom - 0,3