
Por Tiago Bacelar
Com contribuição de Keiko Takemiya (Toward the Terra e Andromeda Stories) e Tomoko Yamada (curador do Museu da Cidade de Kawasaki), a exposição "Shoujo Manga! Girl Power!" viajou de 2005 a 2007 pelas seguintes cidades americanas: Chico, Novo México, Chicago, Nova Iorque, Washington, Minneapolis, Minesota, Los Angeles, Califórnia, Burnabym e British Columbia.
E no Canadá passou por Toronto e Ontario. A exposição na América retratou a história dos mangás shoujo no Japão e seu potencial atual de crescimento no mercado, através dos trabalhos de 23 criadores como Osamu Tezuka, Hideko Mizuno, CLAMP e Fumi Yoshinaga.
A versão japonesa contará com trabalhos adicionais reunidos pelo Doutor Masami Toku, Professor de História da Arte da Universidade do Estado da Califónia e receberá um novo título: "Shoujo Manga Power!".

A exposição, que abordará aspectos e perspectivas dos mangás shoujo no mercado japonês e internacional, ficará primeiro em cartaz de 16 de fevereiro a 30 março no Museu da Cidade de Kawasaki, perto de Tóquio. Depois segue para o Museu Internacional de Mangá de Kyoto (Kyoto International Manga Museum), aonde o público poderá conferir os trabalhos voltados para o público adolescente feminino de 19 de julho a 31 de agosto. O Museu Internacional de Mangá de Kyoto foi fundado em 2006 pela Universidade Kyoto Seika, a mesma instituição de ensino que criou a primeira Faculdade de Mangá no Japão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário