sábado, 18 de abril de 2009

Toei Animation busca fortalecimento na América latina

Fonte: http://www.anmtv.com.br/

Não é de hoje que a Toei vêm fazendo o possível para promover seus animes aqui na América latina, e apesar de ainda não possuir um escritório fixo no continente, a empresa japonesa aposta cada vez mais nos países da região. Apesar de ter se focado nas vendas para canais abertos, existe um grande otimismo com relação ao futuro do anime no Brasil e demais países.
Eduardo Lucio, recém nomeado gerente de vendas da Toei na América latina, diz que o progresso da empresa neste lado do mundo é notável e que continuará expandindo-se cada vez mais, pois este mercado é visto com grande importância pela Toei. Segundo ele, 50 canais de televisão do continente exibem conteúdo da empresa e destaca ainda os licenciamentos de cinco propriedades da Toei como Dragon Ball Z, Dragon Ball, Saint Seiya, One piece e Digimon, todas de sucesso.
A intenção é aumentar mais ainda a presença em todos os países latinos em 2009. Uma análise feita pelo JETRO (Japan External Trade Organization), diz que o movimento do mercado de anime e mangá no mundo, ficou em torno de US$ 100 bilhões, cerca de R$ 260 bilhões de reais entre 2002 e 2004. O Brasil é o 3º país do mundo em consumo, ficando atrás apenas da China e Estados Unidos. Apesar do otimismo, na prática, não funciona tão bem assim, e com a crise mundial afetando a indústria televisiva, os canais estão optando por adquirir formatos e conteúdos a um preço baixo, o que neste caso, os faz optar por desenhos norte-americanos. Por mais oferta que exista, a procura por animes ainda é pequena, os canais parecem estar evitando a todo custo investir, ou se tentam, as negociações acabam não indo pra frente.

Nenhum comentário: