quinta-feira, 16 de agosto de 2007

MIMZY – A CHAVE DO UNIVERSO



Embora o Universo ainda esteja repleto de mistérios, a Humanidade ainda não sabe do que ela mesma é capaz. Especialmente quando falamos em duas crianças que encontram uma caixa repleta de objetos especiais capazes de ampliar suas capacidades mentais e seu modo de perceber a vida. Essa é a base de MIMZY – A CHAVE DO UNIVERSO (The Last Mimzy), um curioso filme de ficção científica dirigido Bob Shaye, um dos CEOs da New Line Cinema. Muito mais que um filme infantil, MIMZY – A CHAVE DO UNIVERSO aborda as potencialidades humanas, suas reações perante o desconhecido e a importância das novas gerações.
Achando que sua vida “é uma droga”, o garoto Noah Wilder (Chris O’Neil) considera tudo em sua vida como muito chato e nem mesmo liga para as férias da família numa simpática ilha. Entretanto, aos seis anos, sua irmã, Emma (Rhiannon Leigh Wryn), ainda não ficou presa pela monotonia da vida moderna e vê o mundo com outros olhos.
Mas nada se compara ao que acontece aos dois quando encontram uma misteriosa caixa na praia. Dentro do recipiente eles encontram vários objetos aparentemente comuns, mas, que em pouco tempo, se revelam parte de um propósito grandioso. Um desses itens é um coelho de pelúcia que, aparentemente, sussurra o termo “Mimzy” para a pequena Emma, que logo adota a boneca como amiga inseparável.
Aliada a esses objetos, a perspectiva de vida de Emma e a engenhosidade do irmão se tornam essenciais para uma aventura da qual depende a sobrevivência da raça humana num futuro distante. MIMZY – A CHAVE DO UNIVERSO também traz no elenco nomes como Rainn Wilson (The Office), Joely Richardson (Nip/Tuk), Timothy Hutton (vencedor do Oscar por Gente como a Gente), e o gigante Michael Clarke Duncan (À Espera de um Milagre).
A história é baseada no conto Mimsy Were The Borogoves, de Lewis Padgett – na verdade, pseudônimo para o casal de autores já falecidos Henry Kuttner e C.L.Moore –, publicado originalmente na revista norte-americana Astounding, em 1941. Também não faltam referências a Alice Através do Espelho, de Lewis Carroll, e uma série de conceitos estudados e divulgados pela física quântica.
A mistura entre ficção e realidade é marcante ao longo do filme, que, por um lado deixa o espectador deslumbrado pelas maravilhas conseguidas pela súbita genialidade dos irmãos Noah e Emma, mas também mostra o terror provocado pelo desconhecido nas mentes mais rígidas. E tudo isso é visto pela perspectiva desse núcleo familiar formado pelas crianças e seus pais David (Timothy Hutton) e Jo (Joely Richardson), uma das personagens principais do fenômeno Nip/Tuck.
Rainn Wilson, conhecido por seu trabalho na série cômica The Office, dá vida ao professor de Noah, um homem que tem sido acometido por sonhos proféticos desde que fez uma viagem ao Nepal. Outro destaque do elenco é Michael Clarke Duncan, na pele do responsável pelas atividades antiterroristas que se envolve na vida da família depois que um dos objetos encontrados pelas crianças drena a energia de metade do estado onde moram.
Além do elenco, MIMZY – A CHAVE DO UNIVERSO conta com trilha sonora composta por Howard Shore (vencedor do Oscar por O Senhor dos Anéis) e interpretada por Roger Waters, ex-integrante da banda Pink Floyd. A canção original Hello (I Love You) reverencia a trajetória da banda e apresenta o estilo marcante do Floyd às novas gerações. Um elemento indispensável para uma história que vai além do senso comum.
MIMZY – A CHAVE DO UNIVERSO chegou aos cinemas brasileiros, em circuito nacional, no dia 10 de agosto. Viste o site http://www.mimzy.com.br/ para mais informações.

Elenco:
Chris O'Neil ... Noah Wilder
Rhiannon Leigh Wryn ... Emma Wilder
Joely Richardson ... Jo Wilder
Timothy Hutton ... David Wilder
Rainn Wilson ... Larry White
Kathryn Hahn ... Naomi Schwartz
Michael Clarke Duncan... Nathaniel Broadman

Ficha Técnica
Diretor... Robert Shaye
Roteiro… Bruce Joel Rubin e Toby Emmerich
História original... Lewis Padgett (Henry Kuttner e C.L. Moore)

2007 – USA – 90 min. - SDDS - Dolby Digital – DTS – SCOPE

2 comentários:

Anônimo disse...

Estou em busca do contato da TB produções, que fez o documentário Belair.
Meu email: marione_tomazoni@yahoo.com.br

Obrigada

Anônimo disse...

Estou em busca do contato da TB produções, realizadora do documentário Belair.
Meu email é: marione_tomazoni@yahoo.com.br

Obrigada.