sábado, 31 de março de 2012

Pernambuco está na final do concurso de bandas Bis Pro Rock

O Bis Pro Rock divulgou neste sábado (31) os nomes das três bandas que vão participar da final do concurso. As eleitas foram a pernambucana Kalouv, a Somato de Santa Catarina e a Absinto Muito de Minas Gerais. As três bandas se preparam para a apresentação, no dia 9 de abril, que será transmitida ao vivo pelo site, a partir das 20h.

As bandas vão ser julgadas pelo criador e produtor do Abril pro Rock, Paulo André Pires; pelo músico Roger, da banda Ultrage a Rigor; pelo cantor e apresentador China, do Na Brasa MTV; e pelo guitarrista e fundador do Sepultura, Andreas Kisser. Eles irão escolher a banda que tem melhor apresentação ao vivo.

A banda vencedora do concurso Bis Pro Rock vai se apresentar no Abril Pro Rock, abrindo o show de Los Hermanos. Além disso, os vencedores terão direito a hotel, camarim e viagem, além de 20 horas de gravação em estúdio e cachê pela apresentação.

Formada no Recife, no começo de 2010, a banda Kalouv tem cinco integrantes - o tecladista Bruno Saraiva, os guitarristas Saulo Mesquita e Túlio Albuquerque, o baixista Basílio Queiroz e o baterista Rennar Pires - que produzem música instrumental, com base das suas memórias afetiva e musical.

A musicalidade do grupo conta com diversas características do chamado Pós-Rock e do Rock Progressivo - com guitarras cheias de reverb, riffs distorcidos. O grupo tem também influências do que é produzido no Recife.

“O que deixa a gente muito feliz é que o concurso é de âmbito nacional e o festival é daqui de Pernambuco e está completando 20 anos. As coisas estão se remodelando no mercado da música. Dificilmente antes o jurado escolheria uma banda instrumental [para a final do concurso]. Vamos tocar da forma como a gente tem tocado nos últimos shows", disse um dos guitarristas da banda, Túlio Albuquerque.

Ele fala também da trajetória da banda nesses dois anos de carreira. “O primeiro ano foi um período de ensaio para montar a banda como grupo. O segundo ano foi preparação para gravação do CD. Foi um período de janeiro a novembro dedicado à confecção do disco. A gente faz música não para ganhar dinheiro. A gente faz música para conseguir dinheiro para fazer mais músicas”, acrescenta.

Somato
Oriunda de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, a banda Somato foi formada em 2009. A banda conta com guitarra, violão, violoncelo, teclado, escaleta, cajón, bateria e percussão. A banda trabalha com composições próprias e com versões de artistas de diversas origens e gêneros. As canções vão do folclore latino-americano ao rock, com elementos da chanson française, da música erudita e da MPB. Eles se preparam seu segundo trabalho de gravação independente, que deve gerar a produção de um CD com quase 14 músicas próprias e inéditas.

Absinto Muito
A Absinto Muito é uma banda mineira de rock composta por quatro integrantes. Renato Ribeiro na guitarra, André Fonseca na bateria, Henrique Ribeiro no baixo e Felipe Godoy no vocal. As principais influências deles são o blues e o rock'n'roll dos anos 60/70. A gravação do primeiro CD aconteceu em 2009 e deu início aos shows em 2010. Em 2011, o grupo saiu de seu estado natal para tocar em várias casas de show no Rio de Janeiro e São Paulo. Recentemente, a banda gravou seu segundo CD, que ainda não foi lançado.

Nenhum comentário: