quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Queen ganha exposição, filmes e reedição de toda a sua obra em nova gravadora

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/854676-queen-ganha-exposicao-filmes-e-reedicao-de-toda-a-sua-obra-em-nova-gravadora.shtml
Ser um pequeno roqueiro no Brasil em meados dos anos 1970 e início dos 1980 exigia uma decisão salomônica: Queen ou Kiss? Não havia jeito de gostar dos dois. Eles não tocavam exatamente o mesmo tipo de som, mas amizades eram cimentadas com a resposta certa e desfeitas com a errada. Hoje é difícil entender o porquê desse Palmeiras ou Corinthians do glitter rock, mas é fácil ver o que essas bandas tinham em comum: não tinham medo do ridículo.
Os norte-americanos do Kiss, como se sabe, usavam caras pintadas e uniformes satânicos. Os ingleses, por sua vez, tinham na figura de Freddie Mercury (1946-1991) um showman que se vestia de arlequim, fazia "air guitar" e usava roupas estrambóticas, depois substituídas pela inacreditável fase da camiseta regata com bigode.
Musicalmente, entretanto, o Queen sempre arriscou muito mais. Neste ano, em que completa quatro décadas de nascimento, será possível reavaliar o trabalho da banda que emplacou sete álbuns mais duas coletâneas em primeiro lugar nas paradas do Reino Unido.
DISCOS, FILMES
Entre 1973 e 1995, o Queen lançou 15 discos de estúdio e todos eles serão relançados em 2011. O pacote sai pelo selo Island (Universal), que comprou em 2010 os direitos da EMI, que lançou o grupo em 1973. A corrida começou anteontem, com o relançamento na Inglaterra das duas coletâneas campeãs de venda, "Greatest Hits" (1981) e "Greatest Hits 2" (1991).
Em março, chegam às lojas os primeiros cinco CDs. Até o fim do ano, saem mais dois pacotes de cinco, cobrindo toda a discografia. Com tudo o que uma grande banda merece: remasterização, extras, livrinhos etc. A Universal não confirmou data de lançamento no Brasil.
O ano Queen prevê ainda outros eventos. Um galpão em Londres abrigará uma exposição interativa e gratuita abrangendo os cinco primeiros anos da banda, até 1976. Salas temáticas, áudio de arquivo pessoal, roupas e objetos esquecidos fazem parte da mostra, que vai de 25 de fevereiro a 12 de março.
Na cola da exposição, a BBC prepara um documentário com imagens inéditas de arquivo. E, finalmente, houve o anúncio das filmagens em 2011 de uma cinebiografia do Queen. O papel de Freddie Mercury, inicialmente reservado para Johnny Depp, agora está nas mãos de Sacha Baron Cohen, que já tem ampla familiaridade com bigodes devido a seu personagem Borat.
ÓPERA 
Mas, voltando à música, o Queen sempre arriscou muito mais. Se o Kiss apenas engatinhava no abecedário do rock, Freddie Mercury tomava as rédeas do Queen numa batalha em terras nunca dantes conquistadas pelo reino dos três acordes.
A primeira grande música da banda foi "Killer Queen", single que chegou em 1974 ao segundo lugar das paradas. Nela, Mercury tocava um piano com clima de vaudeville e liderava um curiosíssimo coral inspirado em uma de suas grandes paixões, a ópera.
A união de rock com canto lírico chegou ao auge no disco seguinte, a obra-prima "A Night at the Opera" (1975), que trazia a canção mais importante do grupo, "Bohemian Rhapsody". Uma espécie de "Stairway to Heaven" (Led Zeppelin, 1971) às avessas, a música de seis minutos e quatro partes mergulhava em "mamma mias" e "figaros" antes de descambar para o metal pesado.
Depois disso, tudo ficou mais fácil. O Queen havia conseguido compor um trabalho absolutamente original e bastava seguir o caminho. Mas não foi bem assim.
Após alguns bons álbuns no final dos anos 1970, o ponto de virada aconteceu em 1980, com "The Game". Foi quando Mercury e companhia incorporaram os sintetizadores e, maravilhados com os barulhinhos espaciais, cometeram discos odiados com toda a força pelos fãs, como o estranho "Hot Space" (1982).
Curiosamente, uma nova leva de súditos, mais afeita à música pop do que ao rock, foi formada. O Queen nos anos 1980 se tornou uma das maiores bandas do mundo, com discos recheados de hits radiofônicos suspeitos ou infantilóides, como "Body Language", "Radio GaGa", "I Want to Break Free" ou "A Kind of Magic".

Nenhum comentário: