quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

FESTIVAL INTERNACIONAL LUME DE CINEMA

O Festival Internacional Lume de Cinema, promovido e organizado pela distribuidora, produtora e exibidora Lume Filmes será realizado em São Luís entre os dias 14 e 23 de Julho de 2011. O Festival terá Mostra Competitiva de longas metragens que contará com 12 longas nacionais e estrangeiros na disputa oficial, constituindo desde já o maior Festival da América Latina no gênero autoral e de arte. Para disputa de curtas metragens também serão selecionados 24 curtas entre nacionais e estrangeiros. Além da Mostra Oficial Competitiva, o Festival terá a Mostra Olhar Crítico, também competitiva, que contará com 10 filmes. Olhar Crítico será uma mostra paralela com filmes ainda mais autorais, experimentais e independentes, que comprovem o caráter revolucionário que o cinema pode ter. Cada Mostra contará com um júri específico e independente, composto por críticos renomados, cineastas e estudiosos do cinema a nível nacional e internacional. 
Além disso, o Festival contará com Retrospectivas, Sessões Especiais, workshops, cursos, palestras e debates. 
Na oportunidade haverá também o lançamento do livro Os Filmes que Sonhamos, obra que contará com ensaios dos mais importantes críticos brasileiros de cinema e será com certeza, uma rica fonte de consulta e crítica sobre o cinema nacional e mundial.
O Festival acontecerá em diversos espaços na cidade de São Luís. O palco principal será o teatro Arthur Azevedo, um dos mais belos teatros do Brasil. De arquitetura colonial o teatro tem capacidade para quase 1.000 pessoas. Além do TAA, o festival acontecerá no Cine Praia Grande e diversos espaços públicos como praças públicas, auditórios e colégios.
Para mais informações, acesse o site www.lumefilmes.com.br/festival2011
Em uma semana com inscrições abertos, o Festival já recebeu mais de 400 filmes, dos mais diversos países do mundo como Filipinas, Croácia, Rússia, Holanda, Canadá, México, Espanha, Argentina, EUA, Inglaterra, Itália, Japão, Dinamarca, Alemanha, Chile, Africa do Sul, entre muitos outros!

Nenhum comentário: