Nos últimos anos cresceram bastante em número os animes adaptados de livros. Os adaptados de manga continuam mantendo sua posição majoritária, com 46% da fatia em 2009. Os de game (incluíndo hentai) não mudaram muito e continuam mantendo sua posição discreta. Já a produção de anime original vem só diminuindo nos últimos anos.
Adaptação de TV Anime durante 2005 - 2009 (desconsiderando OVAs e Filmes)
2005 | 2006 | 2007 | 2008 | 2009 | |
Manga | 40% | 34% | 37% | 47% | 46% |
Original | 32% | 33% | 26% | 14% | 15% |
Game | 17% | 18% | 15% | 14% | 17% |
Livro | 9% | 12% | 12% | 16% | 19% |
Outros | 2% | 3% | 10% | 9% | 3% |
Anime original se torna arriscado
Anime original é o projeto criado exclusivamente para se tornar anime, sem ter origem em nenhuma obra. Ex: Code Geass, Darker Than Black, Gundam.
A sua diminuição pode ser explicada pelo fato de ser de alto risco: enquanto animes adaptados de manga já herdam popularidade e alta quantia de fãs vindos das publicações, o anime original começa do zero e precisa contratar uma equipe de primeira para garantir sua qualidade. A partir de 2006, quando a venda de DVDs de anime parou, as empresas ficaram mais cautelosas e passaram a investir em animes com visão mais confiável (livro, manga).
Adaptação de manga e livro entra no lugar
Como o anime em sí não está sendo lucrativo (se não fizer muito sucesso), ele agora passou a ser um veículo de propaganda das editoras para turbinar a venda da obra original (manga e livro), game, cd, etc. Quem nunca viu um final incompleto e partiu para ler a continuação no manga?
Isso já era o modelo adotado para anime de crianças e adolescentes que não costumam ter muito dinheiro para adquirir o DVD, mas sempre tem trocado sobrando para comprar o manga, e algumas vezes chega a economizar para comprar o game.
Com isso, a fatia de anime original foi comida pela adaptação de manga e livro, que pelo menos terá retorno do outro lado. Já o anime original, se falhar justamente no anime, vai falhar em tudo: não vai vender CD, game e nem manga.
Game de simulador de namoro não cresceu
Geralmente anime de jogo hentai para PC é combinado para passar junto com o relançamento para o console doméstico. A fatia de game (romance e hentai) poderia ter crescido mais a partir de 2007, mas devido ao fracasso do Playstation 3, lançado no final de 2006, não mudou muito.
Isso ocorre devido aos jogos hentai de PC ficarem sem rumo na escolha da plataforma doméstica durante a guerra de Wii/PS3/360. Antigamente era só lançar para Playstation 2 que não teria como errar.
A disputa no Japão terminou em Wii>PS3>360, só que devido ao Wii adotar mais jogadores casuais, a base de jogador otaku foi separado entre PS3 e Xbox 360. Muitos otakus também não entraram para videogame da nova geração por estarem já satisfeito com PS2. Atualmente PSP e 360 estão liderando nesta linha de simulador de namoro, mas não estão vendendo bem como na época de PS2.
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