segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Dez editoras de mangá irão boicotar a Tokyo Anime Fair

Fonte: http://www.anmtv.xpg.com.br/dez-editoras-de-manga-irao-boicotar-a-tokyo-anime-fair/
Dez editoras de mangá anunciaram que vão boicotar a Tokyo Anime Fair (TAF) do próximo ano, devido ao projeto de revisão do Governo Metropolitano de Tóquio para alterar o Estatuto da Criança e do Adolescente. O boicote das editoras na associação Comic 10-Shakai inclui Kadokawa Shoten, assim como Shueisha, Shogakukan, Kodansha, Akita Shoten, Hakusensha, Shonen Gahousha, Shinchosha, Futabasha e LEED Publishing Co., Ltd.
O projeto do Governo Metropolitano de Tóquio foi apresentado no mês passado. A atual lei já proíbe a venda e locação de “publicações nocivas” – materiais que são “sexualmente estimulantes, encorajando a crueldade, e/ou provocando comportamento criminoso” – para pessoas com idade inferior a 18 anos.
A proposta de lei 156 exigiria que a indústria também auto-regulasse a venda de “animes, mangás e outras imagens (exceto fotografias da vida real)”, que “injustificadamente glorificar ou exagerar” certos atos sexuais ou pseudo-sexuais. Outra seção do projeto revisado seria permitir que o governo diretamente restringisse a venda e a locação dos casos mencionados acima, caso os fatos descritos também fossem “considerados excessivamente perturbadores da ordem social”, como o estupro.
O Governo Metropolitano de Tóquio faz parte do comitê executivo da TAF, e o governador de Tóquio, Shintaro Ishihara, também é o presidente dessa comissão. Ishihara foi um dos principais defensores da proposta de emenda anterior que foi rejeitada em junho, e ele está cuidando do atual projeto de revisão. No dia 29 de novembro, três grupos de mangakás – A Associação dos Cartunistas do Japão, o Copyright Network para autores de quadrinhos no século 21, e Manga Japan – anunciaram a sua oposição ao projeto.

Nenhum comentário: