sábado, 8 de março de 2008

França sediará Conferência sobre Mangá

Por Tiago Bacelar
No período de 15 a 17 de março, o Centro para Estudos e Pesquisas Internacionais da França, CERI, vai realizar discussões profundas sobre diferentes aspectos, temáticas e imagens que têm sido atribuídas ao mangá nos últimos 60 anos.
A manhã do primeiro dia será dedicada a debates sobre a história do mangá, o amor entre homens nos mangás shoujo e obras como Hana Yori Dango, Great Teacher Onizuka e Gunslinger Girl. Logo em seguintes, os participantes vão poder conferir um embate sobre o fenômeno Otaku no Japão e no mundo.
A programação para o segundo dia da conferência apresenta o mangá como um agente da globalização, estudos sobre a recepção dos quadrinhos japoneses na França, Espanha, Alemanha e outros países europeus, e um olhar sobre o estilo gráfico dos mangás e sua tradução do original em japonês para línguas ocidentais. Haverá também uma palestra sobre a Indústria de Mangá na Europa com representantes das Editoras Editions Tonkam e Pika Édition e a apresentação de trabalhos realizados pelos pesquisadores Matt Thorn, antropologista da Universidade Kyoto Seika do Japão, e Jaquelino Berndt, da Universidade Nacional de Yokohama.

Nenhum comentário: