sábado, 23 de fevereiro de 2008

Um Sonho Dentro De Um Sonho estréia nos Cinemas Brasileiros no dia 07 de março

Distribuidora: Imagens Filmes
SINOPSE
O vencedor do Oscar® Anthony Hopkins faz uma jornada de direção independente como roteirista e diretor de UM SONHO DENTRO DE UM SONHO. O projeto atraiu um elenco e equipe renomados, obtendo um total impressionante de 70 prêmios e honrarias respeitáveis e mais de 200 indicações.
Rompendo as fronteiras entre ficção e fantasia, UM SONHO DENTRO DE UM SONHO fala sobre a implosão da mente humana. O filme se desdobra em um estilo onírico, não linear e consciente de narrativa com um conto surreal sobre a jornada de um homem. Felix Bonhoeffer (Hopkins) é um ator e roteirista que levou a vida em dois estados de existência: a realidade e seu mundo interior. Enquanto trabalha em um roteiro de suspense, Felix fica atordoado quando seus personagens começam a aparecer em sua vida; e sua vida começa a se misturar com a de seus personagens.
Inconsciente de que seu cérebro está à beira de uma implosão, Bonhoeffer é lançado em um vórtice onde seus sonhos, tempo e realidade se chocam. Quando Felix entra em um redemoinho, ele logo descobre que a vida é mero acaso e o destino não tem visão.
Dirigido e escrito por Hopkins, o filme apresenta o seguinte elenco: Anthony Hopkins, Stella Arroyave, Christian Slater, John Turturro, Michael Clark Duncan, Camryn Manheim, Jeffrey Tambor, S. Epatha Merkerson, Fionnula Flanagan, Michael Lerner, Christopher Lawford, Lisa Pepper, Gavin Grazer, Aaron Tucker, Lana Antonva e o ator veterano Kevin McCarthy.
Stella Arroyave e Robert Katz são os produtores do longa-metragem independente. A equipe criativa premiada de UM SONHO DENTRO DE UM SONHO inclui o aclamado diretor de fotografia Dante Spinotti (O Informante / The Insider , Los Angeles – Cidade Proibida / L.A. Confidential, O Último dos Moicanos / The Last Of The Mohicans, Dragão Vermelho / Red Dragon), Garotos Incríveis / Wonder Boys, X-Men – O Confronto Final / X-Men: The Last Stand) e a famosa figurinista Julie Weiss (Frida, Os 12 Macacos / 12 Monkeys , Mestres do Universo / Masters of The Universe, Beleza Americana / American Beauty, O Chamado / The Ring e Bobby).
“UM SONHO DENTRO DE UM SONHO fala sobre a natureza da realidade e a ilusão da vida. O título significa tudo e nada", diz o escrito/diretor Anthony Hopkins. O filme tira muito de sua inspiração da cultura popular e eventos históricos recentes e, ao mesmo tempo, é totalmente original. Hopkins explica: “Sou fascinado pelo tempo e pela percepção dos eventos ao longo do tempo. A vida é tão parecida com uma ilusão, tão onírica, que acho que é tudo um sonho... um sonho dentro de outro sonho”.
Hopkins explica: "É sobre um homem que se vê dentro de um redemoinho do tempo, caindo sobre si mesmo e lembrando seu próprio futuro. Fico intrigado com o fato de que, quanto mais velho fico, cada momento simplesmente passa por mim. O que é real? O que é fantasia? Você se
agarra a um momento e então, de repente, ele desaparece. Eu estava falando há uns 10 minutos, mas já acabou, foi tudo um sonho”.
Várias locações importantes foram escolhidas dentro e ao redor de Los Angeles — a mais significativa foi o Deserto de Mojave, na Califórnia. É condizente com um filme que questiona a própria natureza da realidade que, para o observador casual dirigindo pelo deserto, o cenário de UM SONHO DENTRO DE UM SONHO pareça-se muito facilmente com uma miragem de beira de estrada à distância. Debaixo do calor escaldante e tempestades de areia, alguém poderia ter certeza de que a última chance de alimento, gasolina e abrigo aparece no final da estrada no deserto — uma clássica parada norte-americana.
Durante quatro semanas, no pico do verão, a equipe se estabeleceu na parada de Mojave, chamada carinhosamente de “Club Ed”, no extremo alto deserto árido e ventoso da Califórnia. Todos os dias, temperaturas mordazes, que atingiam facilmente os mais de 50ºC atormentavam o dedicado elenco e equipe. A produção experimentou seu dia mais quente quando a temperatura do ar atingiu 47ºC e uma temperatura do solo de infernais 73ºC. Estava tão quente que até mesmo os habitantes locais — cascavéis e escorpiões — deram um jeito de ficar longe.
O “Club Ed” foi originalmente construído há 25 anos para o filme Sedução Fatal (Eye of the Beholder), estrelado por Dennis Hopper. Depois que a obra foi filmada, os investidores da produção decidiram que o cenário era bom demais para ser simplesmente demolido. As estruturas principais existem até hoje e incluem uma clássica lanchonete norte-americana, um velho posto de gasolina, trailers reluzentes e um motel com piscina — tudo típico das décadas de 40 e 50 do deserto da Califórnia.
O nome do cenário é uma homenagem a seu zelador original, um rato do deserto chamado Ed, que também trabalhava como DJ na estação de rádio local. Gerentes de locação, fotógrafos, diretores e celebridades de Hollywood acabaram encontrando o lugar e se apossando de seus arredores. Annie Liebovitz, Ridley Scott, Mick Jagger e Claudia Schiffer já fizeram a clássica aparição na rota 66 do “Club Ed” e inúmeras filmagens cercadas pela luz e paisagem imaculada do deserto.
DECLARAÇÃO DO DIRETOR
O filme UM SONHO DENTRO DE UM SONHO foi algo que criei a partir de um roteiro que escrevi há três anos. Foi um experimento de “fluxo de consciência”. As cenas não têm uma ligação óbvia com outras cenas; nada parece estar relacionado, é puro acaso sem uma “linha transversal de ação" significativa.
O roteirista, Felix Bonhoeffer, está mergulhado em um estado de consciência que faz pouco ou nenhum sentido. Ele está testemunhando o fim de sua própria existência. Lembranças flutuam e explodem em seu estado consciente; tudo é tumulto e caos e ele foi arrastado para dentro do redemoinho. Eu queria quebrar as “regras” do filme, desestruturar o formato. Não estava interessado em fazer uma “declaração de causa”. Simplesmente queria acrescentar uma pitada de diversão em tudo, expressar minha opinião sobre o mundo, uma tragicomédia do absurdo, sem significado nenhum. Fico intrigado com a experiência ilusória de Tempo, Memória e Sonhos.
Sempre que vejo um filme, fico mais interessado no que está FORA DAS CÂMERAS.
Quando John Wayne volta à grande pradaria no final de Rastros de Ódio (The Searchers), eu sei que FORA DAS CÂMERAS se encontram pilhas de equipamento, cabos, luzes, plataformas, comodidades e, é claro, os engenheiros invisíveis e silenciosos de toda a catástrofe de ilusões – a equipe; e, é claro, no topo da pilha, encontra-se o próprio “Deus" caprichoso, John Ford, o Grande Diretor, aguardando para dizer “CORTA!”
Cedo ou tarde, a última palavra será pronunciada, o epitáfio: “É ISSO! JÁ DEU, PESSOAL!” E todos irão para casa, por caminhos separados, para seus pequenos cubículos na colina.
Em UM SONHO DENTRO DE UM SONHO, usei o “filme” como uma “metáfora” (essa palavra usada em excesso) da própria vida — é tudo um sonho? Será?

Nenhum comentário: