segunda-feira, 28 de setembro de 2009

O anti-cinema de Sganzerla Por Tiago Bacelar



Em 1969, Rogério Sganzerla produziu A Mulher de Todos, roubando Helena Ignez do cinema novista Glauber Rocha para ser sua esposa na vida real e Ângela Carne e Osso no filme. Ignez e Sganzerla formaram a alma do cinema marginal brasileiro na trilogia A Mulher de Todos, Copacabana Mon Amour e Sem Essa, Aranha. Rogério Sganzerla era fanático por Orson Welles, citado em inúmeros títulos de sua filmografia. A mais celebre citação ocorreu no Bandido da Luz Vermelha em que uma cena de Cidadão Kane é copiada na íntegra pelo filme.
No elenco de A Mulher de Todos, encontramos Stênio Garcia, Antônio Pitanga (pai de Camila Pitanga) e Jô Soares, atuando como estepes e escravos da estupenda atuação extravagante e debochada de Helena Ignez. De cinco em cinco minutos, através de Ângela Carne e Osso, nós espectadores somos levados para um mundo diegético irônico com a narrativa clássica, exagero estético, planos anárquicos e imprevisíveis e linguagem de história em quadrinhos.
Helena Ignez inaugurou com Ângela Carne e Osso um novo estilo de representação feminina no cinema com anarquia corporal, blasfema contra os homens que ama, não se limitando somente a questão da sedução.
Em Sem Essa Aranha, Sganzerla usa e abusa do sarcasmo, principalmente na clássica cena de Helena Ignez dizendo para a câmera, repetidas vezes que está com fome, enquanto um banqueiro/político promete mudar o Brasil com promessas absurdas e irreais. Curiosamente, o filme contou com a participação especial de Luiz Gonzaga como ator e compositor da trilha.
Sganzerla fez em 2003 O Signo do Caos atingindo o ápice do seu anti-cinema, marcado pela anti-narrativa e irrelevância da técnica cinematográfica. Como o próprio nome do filme diz, o caos reina, uma regressão é feita, o preto e branco ressurge, o som de qualidade desaparece. Tudo vira uma fotografia embasada, antiga, sem nenhum significado.
Contrariando todo esse caminho de trevas em seu cinema, Sganzerla partiu desta vida em 2004 sem realizar um sonho, refilmar o Bandido da Luz Vermelha com Alexandre Borges, ator da Rede Globo. O título do filme no roteiro deixado por Sganzerla revela bem essa mudança radical que poderia ocorreu na sua forma de fazer cinema. O nome desse remake seria “Luz nas Trevas – A Revolta da Luz Vermelha”. Se isso ocorreria, nunca saberemos.

Um comentário:

Jornal Fatos disse...

Gostaria, se possível, que me informasse como consigo uma cópia desse filme. Sou de Itanhaem, onde o filme foi rodado.