domingo, 20 de setembro de 2009

Polícia japonesa confirma morte do criador de Shin-chan


Yoshito Usui (no centro) 1958-2009A polícia da Província de Gunma, local cercado por montanhas de até dois mil metros de altura, divulgou hoje nota oficial, informando que o corpo encontrado ontem abaixo da montanha Arafuneyama é mesmo do criador da série Crayon Shin-chan, Yoshito Usui. Segundo a polícia, Isui foi encontrado com vários ossos fraturados e os pulmões esmagados. O reconhecimento foi feito pela família com base na arcada dentária e nas roupas que estava usando. Ele estava sumido desde o dia 11 de setembro, quando avisou a família que iria escalar a montanha. Yoshito Usui caiu de uma altura de 120 metros e morreu aos 51 anos. O motivo da queda ainda é desconhecido. O desenhista era praticante de hiking/montanhismo (caminhada em trilhas). 
VIDA
Yoshito Usui nasceu no dia 21 de setembro de 1958 em Shizuoka. Antes de fazer Shin-chan, Usui produziu os mangás Mix Connection, Scrambled Egg, Super Shufu Tsukimi-san, Supper Mix e Unbalance Zone. Estava morando em Kasukabe, em Saitama, no Japão.
SUCESSO
A primeira aparição de Crayon Shin-chan foi em 1990 na revista semanal japonesa chamada Manga Action, publicada pela Futabasha.
Sua adaptação em anime iniciou-se em 13 de Abril de 1992, na TV Asahi, onde é exibido até hoje, completando mais de 15 anos de Shin-chan na televisão, sendo considerada uma das séries de animação mais longas do mundo, com mais de 800 programas (aproximadamente 2000 episódios). E constantemente é uma das séries de animê com maior audiência no Japão com média de mais de 12 pontos, sempre estando entre os cinco primeiros.
No Brasil o Shin-chan foi inicialmente exibido pela extinta Fox Kids em 2003, e retornou em 2005, pelo canal Animax, aonde está até hoje. O mangá também foi lançado no Brasil pela Panini, mas não passou de dez edições.
FUTURO
Grande sucesso no Japão, o mangá do Shin-chan chega ao fim de forma melancólica e quanto ao anime, a TV Asahi ainda decidirá se continuará ou não exibindo. Muito provavelmente continue já que Shin-chan é um dos seus carros-chefes.



Nenhum comentário: