segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Mais Quadrinhos Nacionais

SIDERALMAN
A revista solo do Sideralman vem com três histórias, todas desenhadas por Will, criador do personagem. A primeira, é a versão ampliada da origem do herói com a participação do Bucha de Samuel Bono. A segunda mostra o primeiro encontro do Sideralman com o Escorpião de Prata, personagem criado por Eloyr Pacheco, participam também desta HQ o Comando Ultra, grupo de heróis que teve uma breve aparição na revista Bigorna Quadrinhos nº0, lançada em 2006 durante o Prêmio Ângelo Agostini.
A última história, apresenta o surgimento da Garota-Mental, personagem ligada ao passado do Sideralman, nela também estão o Profº Cérebro, seu inimigo juramentado e o Enfaixado, mais um personagem da estranha galeria de criações que habitam Nova Luz, a cidade natal do herói.
A edição conta com a participação de importantes convidados, começando pela ilustração da capa que foi feita pelo ilustrador e designer Chicuta, além de desenhos assinados por Spacca, Bira Dantas, Lorde Lobo e Alexandre Nagado, a ilustração da contracapa é de autoria do artista plástico Arthur D'Araújo. Outra novidade é que foram inseridos textos nas laterais da primeira história que situam o leitor no universo do personagem. A publicação teve o patrocínio parcial do programa HQ Além dos Balões.Will foi um dos contemplados com menção honrosa de Melhor Desenhista no 1º Troféu Alfaiataria de Fanzines e ganhou o Troféu HQMix pela sua participação em A Mosca no Copo de Vidro (Prozine) e no Subterrâneo (Fanzine).

CAMBADA
A coletânea de história em quadrinhos Cambada apresenta o debute da próxima geração de quadrinistas londrinenses.
Editado pelo ilustrador e quadrinista Papito, um dos autores da série de sucesso TIPOS, a publicação reúne o resultado de um curso de extensão do qual o editor foi convidado como profissional da área. A coletânea conta também com a colaboração do fanzineiro Alisson, alem do próprio debute do editor, nunca antes publicada.
Contendo as histórias dos autores; Alisson A. Depizol, Cássia Noami, Clarissa Franca, Gabriel Muniz, Gregorio Romero, Gustavo Mozilla, Rafael Barreto e Papito, a Cambada vai dar o que falar. Confira um preview da revista no site www.papitohq.blogspot.com

SUBTERRÂNEO ESPECIAL # 3
Esta edição trás os mesmos personagens publicados normalmente no fanzine: Sideralman (Will), Bucha (Samuel Bono), Piratas, (Marcos Venceslau) Franco (Luigi Colafigli), Derek, o Detetive (Márcio Garcia) e Bombado (MCS). Todas as HQ’s são inéditas. O Subterrâneo foi contemplado, no último HQMix, com o prêmio de Melhor Fanzine de 2006 e três de seus integrantes receberam menções honrosas no 1º Troféu Alfaiataria de Fanzines, Will e Samuel Bono (Melhor Desenhista) e Marcos Venceslau (Melhor Editor). Surgido em julho de 2004, vem sendo publicado a cada dois meses, ininterruptamente, desde então. Em 2006 saiu à primeira edição especial. O número 3 tem como destaque a, especialíssima, apresentação assinada por Gualberto Costa, grande incentivador das HQ’s nacionais, editor, pesquisador e conhecedor do universo dos fanzines. Outro detalhe, foi a inclusão da montagem de todas as capas das edições lançadas até o momento, que formam uma única ilustração. A revista é impressa em papel reciclado.

A MOSCA NO COPO DE VIDRO
A revista é uma parceria entre o site Bigorna, o Syndicate Ink. e a SM Editora com a participação de vários quadrinhistas. A edição vem muito bem apresentada por Gonçalo Junior, autor de A Guerra dos Gibis (Companhia das Letras); Claustrofobia (Devir); O Homem Abril (Opera Graphica) e Benício – um perfil do mestre das pin-ups e dos cartazes de cinema (CLUQ), entre outros.
A Mosca, como ficou conhecida para encurtar, foi premiada no HQMix 2007 na categoria Prozine. A história que dá título à publicação foi escrita por Eloyr Pacheco, que tem grande experiência no meio da arte seqüencial como editor de quadrinhos da Brainstore, editora que foi, por um bom tempo, a responsável pela linha Vertigo no Brasil, esta HQ mescla humor e irreverência, combinando mitologia e elementos do imaginário popular, os desenhos ficaram a cargo de Caio Majado com uma pequena interferência de Will, que também é o responsável pela capa. Fazem parte também as HQ’s, “Demi Vídeo”, de Leonardo Pascoal e “As Novas Amazonas – homem bom é homem morto!”, de Leonardo Santana, roteirista premiado com os troféus Prismarte e Alfaiataria de Fanzines, a arte é de Ricardo Anderson, Téo Pinheiro (arte-final) e J. Henrique (retículas). Para completar, a eclética publicação, as tiras “Sigmóid Frund” de Bira Dantas em parceria com Moretti e “Stevão Piro” do próprio Moretti.

Nenhum comentário: