Em recente estudo publicado no "One Thousand Years of Manga", pela editora francesa Flammarion, a professora de Literatura Comparativa e História da Arte da Universidade de Tóquio e autora diversos trabalhos sobre a arte japonesa, Brigitte Koyama-Richard narra uma história para os mangás, iniciada muito antes da publicação da série Hokusai Manga de Katsushita Hokusai no século XIX.
O livro de 248 páginas traz uma série de textos e figuras, indo desde o final do século VII, passando pela Era Heian e pelo Japão Feudal até os tempos atuais, fazendo uma profunda reflexão histórica dos primórdios dos mangás. Para reforçar sua tese, a pesquisadora Koyama-Richard exibe em sua obra pinturas antigas, encontradas no teto do Templo Shousouin e nas plataformas do Kôndo do Templo Horyuuji e pergaminhos, chamados de Emakimono, que possuiam já naquela época uma combinação de ilustrações e textos. "One Thousand Years of Manga" situa os mangás em seu próprio contexto, apreciando eles como uma parte da arte e da cultura japonesa que é tão rica, e revelando como os mangás são tão populares.
Quem se interessar em comprar o livro pode ser encontrado na internet por 49,95 dólares. No site http://www.amazon.com/ está por 32,97 dólares mais o frete já incluído o desconto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário