sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Ancine autoriza oficialmente Captação de Recursos para finalização de Documentário de Jornalista Pernambucano

Ontem, 03 de janeiro de 2008, na página 11 da seção 1 do Diário Oficial da União, a Agência Nacional de Cinema (Ancine) autorizou o jornalista pernambucano Tiago Bacelar (autor deste blog) a iniciar a captação de recursos mediante patrocínio com benefícios dos artigos 25 e 26 da Lei Rouanet para finalização do documentário de longa-metragem "De Hokusai a Tezuka - a História do Animê e do Mangá" (SALIC: 07-0331 e Processo: 01580.032101/2007-11). Orçado em 154 mil e trezentos e oitenta reais (R$ 154.380,00), o filme presta uma homenagem aos 100 anos de imigração japonesa no Brasil, interpretando as origens do mangá e do desenho animado (animê) brasileiro, tanto no seu aspecto histórico como na sua influência na cultura brasileira, permitindo que a população tenha acesso a esses valores artísticos e culturais. Sua etapa de produção durou cinco anos com apoio de algumas empresas da área, que contribuíram na cessão de informações (fotos e depoimentos de arquivo), visando complementar e enriquecer os dados coletados e as gravações de imagens e depoimentos. A idéia é trazer a tona um fenômeno, um estilo e um gênero da atualidade, chamado mangá, hoje, formador de leitores no Brasil, analisando também como esse estilo supriu uma grande cratera no mercado editorial de quadrinhos brasileiro com histórias direcionadas para o público feminino. Haverá espaço para mostrar as influências de artistas brasileiros que se apropriaram desse estilo, como Minami Keizi, Cláudio Seto, Paulo Fukui, Erika Awano, Daniel HDR, Fábio Yabu e Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, e por que isso aconteceu. Quando o documentário for finalizado, após captação de recursos, se voltará ser exibido em convenções de anime e mangá e festivais de cinema no Brasil.
Principais depoimentos:
Sônia Bibe Luyten, pesquisadora e autora do Livro Mangá: o Poder dos Quadrinhos Japoneses
Ricardo Cruz, jornalista e vocalista da banda japonesa Jam ProjectJúlio Moreno, Diretor-geral da Editora JBC
Naoki Urasawa, autor do Mangá Monster, publicado no Brasil pela Editora ConradElza Keiko, editora de mangás da Editora Panini
Sidney Gusman, editor do site Universo HQ
Takashi Tikasawa, presidente da Yamato Corp, organizadora dos eventos paulistas Anime Friends e Anime Dreams.
Tomofusa Kure, professor da Universidade de Tóquio
Paul Gravett, autor do Livro Mangá: Como o Japão Reinventou os Quadrinhos, publicado no Brasil pela Editora Conrad
Takayuki Matsutani, presidente da Tezuka Productions, empresa japonesa responsável pela obra de Osamu Tezuka
Osamu Tezuka (Em Memória), criador do mangá moderno no Japão
Marcelo Del Grecco, Editor de Mangás da Editora JBC
Fabbio Vila, organizador do evento pernambucano SuperHeroCon
Rodrigo Ishizaka, organizador do evento pernambucano Omake
Yoshihiro Yonezawa (Em Memória), criador do maior evento de fanzines do mundo, a Comic Market, realizado no Japão.
Shinichiro Ichikawa, presidente da Gonzo Digimation, estúdio de animação japonês.Gilberto Barolli, dublador
Marcelo Campos, dublador
Marli Bortoletto, dubladora
Affonso Amajones, dublador
Rogério de Campos, Diretor Editorial da Editora Conrad
Alexandre Linares, Coordenador Editorial da Editora Conrad
Arnaldo Massato Oka, Tradutor Chefe de Mangás da Editora JBCDentre outros...
Diretor do filme:
Nascido em Recife, Tiago Bacelar (autor deste blog) se formou em Jornalismo na Universidade Católica de Pernambuco e fez pós-graduação em Jornalismo e Crítica Cultural na Universidade Federal de Pernambuco. Foi colunista de dois sites de cultura, Entre Palavras E-zine e Zine Brasil. Já produziu alguns vídeos institucionais e curtas-metragens para a ONG Novo Mundo e dois curtas sobre o universo dos animes e dos mangás no Brasil, ambos exibidos durante o evento Omake, em 2005. Participou como um dos 1500 votantes do Prêmio HQMix em 2006 e 2007. Atualmente, Tiago está atuando como coordenador do Projeto Reciclarte, desenvolvido pela ONG Novo Mundo com a apoio da Fundação Kellogg, na Comunidade Ilha do Destino, em Boa Viagem, produzindo o documentário “Ilha do Destino: 50 anos de luta”. E se dedica também a finalização do documentário “De Hokusai a Tezuka – a História do Animê e do Mangá”.

Nenhum comentário: