quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Brasil e Japão abriram nesta quinta-feira programação dos 100 anos da imigração japonesa no Brasil



Fonte e Imagens: Agência Brasil (http://www.agenciabrasil.gov.br/)
Brasília - Em comemoração aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu hoje pela manhã o Ano do Intercâmbio Brasil-Japão em cerimônia oficial no auditório do Itamaraty. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, discursou no lugar do Presidente Lula. Segundo o presidente da Comissão de Organização do Centenário da Imigração Japonesa, Professor Kokei Uehara, "Em 2008, serão realizados nos dois países diversos eventos visando implementar as relações bilaterais em áreas como biocombustíveis, agricultura, siderurgia, mineração e meio ambiente".
No evento desta manhã, estava presente Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, no intuito de apresentar o mascote das comemorações, que ainda não tem nome e carrega consigo as bandeiras do Brasil e do Japão. Segundo Maurício de Souza, o mascote foi "inspirado em um de seus filhos com Alice Takeda, descendente de japoneses. Esse mascote é a cara do Brasil nipônico, uma integração que ocorre em todo o Brasil, em todo o Japão, e lá em casa também. E muito provalmente, ele será inserido nas histórias da Turma da Mônica".
O navio Kasato Maru saiu da cidade de Kobe, no Japão, em 23 de abril de 1908 e 52 dias depois aportou em Santos, no litoral paulista, trazendo a bordo os 781 primeiros imigrantes japoneses. Durante todo este ano, serão promovidos diversos eventos nos dois países, com o objetivo de comemorar a vinda dos japoneses e de aprimorar o conjunto das relações bilaterais. A programação vai lembrar os setores tradicionais que ligam o Japão ao Brasil, como agricultura, siderurgia e mineração, e destacar os novos campos de interesse comum, como meio ambiente, ciência e tecnologia e energias renováveis, e em particular os biocombustíveis.
Também estão previstas missões empresariais, além de simpósios sobre economia e comércio, exposições de artes plásticas, festivais de cinema, apresentações teatrais, concertos e eventos esportivos. De acordo com o vice-ministro para Negócios Estrangeiros do Japão, Hitoshi Kimura, “as iniciativas para comemorar os 100 anos da imigração japonesa não deverão ser somente comemorativas, mas também colaborar com o fortalecimento crescente da reaproximação entre os dois países em todas as suas dimensões - econômica, comercial e industrial". Para Kimura, as comemorações dos 100 anos da imigração se farão em um período promissor para ambos países. “É a terceira onda de colaboração. Depois da primeira fase, marcada pela imigração, e da segunda, caracterizada pelos investimentos nos anos 60 e 70, estamos entrando em uma nova etapa, marcada pela implantação da TV digital no Brasil, com tecnologia japonesa, e os interesses dos dois países nos biocombustíveis”, afirmou.
Hitoshi Kimura disse também que o ano comemorativo é um período ideal para pensar sobre os próximos 100 anos de relacionamento entre o Brasil e o Japão. “Tenho certeza de que a relação entre as duas grandes nações será ainda mais próspera e florescente". O embaixador japonês informou também que, no 18 de junho, dia que marcará os 100 anos do desembarque dos primeiros japoneses no Brasil, Narahito, o príncipe herdeiro do trono de seu país, estará no Brasil presidindo, ao lado de Lula, as festividades do centenário da imigração japonesa.

Nenhum comentário: