sábado, 19 de janeiro de 2008

Morre roteirista de Samurai Warriors e Speed Racer

Por Tiago Bacelar
Morreu na quinta-feira passada de câncer no fígado, num hospital de Shinjuku, em Tóquio, no Japão, aos 78 anos, Jinzo Toriumi. Ele ganhou fama sendo roteirista de animes do estúdio de animação Tatsunoko Productions, dentre eles: Speed Racer (exibido no Brasil pela TV Tupi, TV Record, MTV, Boomerang e Cartoon Network), G-Force e os Guardiões do Universo (exibido no Brasil pelo Cartoon Network e TV Bandeirantes) e Yatterman.
Jinzo Toriumi nasceu em 1929 em Hokkaido no Japão e começou sua carreira, em 1964, escrevendo roteiros de animação para Astro Boy, série de TV de Osamu Tezuka, produzida pela Mushi Productions. Em 1965, Toriumi foi para a Tatsunoko, aonde se dedicou aos roteiros de Casshern, Time Boukan e Tekkaman.
Depois com a carreira consolidada partiu para a Sunrise. Lá escreveu para Mister Ajikko, Armored Trooper Votoms e Yoroiden Samurai Troopers (conhecida no Brasil como Samurai Warriors, quando foi exibida de 96 a 97 pela TV Manchete). Na área acadêmica, deixou o livro Anime Scenario Nyuumon (Introdução à Criação de roteiros para Animes), que virou referência para as futuras gerações de desenhistas. No dia 26 de maio de 2000, recebeu o Prêmio de Melhor Roteirista de Animação, uma merecida homenagem de Associação de Escritores do Japão. Toriumi deixou uma esposa, Kazuyo, e, todo um legado que será guardado eternamente na memória dos japoneses e da futura geração de roteiristas de animação.

Nenhum comentário: