sábado, 12 de janeiro de 2008

Mamoru Oshii irá ministrar Curso na Universidade Tokyo Keizai

Por Tiago Bacelar
Localizada nas redondezas da província de Kokubunji, região leste de Tóquio, no Japão, a Universidade Tokyo Keizai contratou o renomado diretor de Patlabor (exibida no Brasil pela Fox Kids, hoje Jetix) e de Ghost in the Shell (exibido no Brasil pela Locomotion, hoje Animax), Mamoru Oshii para a realização de um curso de produção de mídias audiovisuais.
A cadeira será promovida pelo Departamento de Estudos da Comunicação, a partir de abril deste ano, começo do ano escolar no Japão, na Universidade Tokyo Keizai. Nesse mesmo mês, a Universidade Nacional de Belas Artes de Tóquio estará abrindo o primeiro curso de Anime de uma instituição de ensino superior japonesa com a presença de inúmeros profissionais da área de anime e mangá.
Casos anteriores
Essa não é a primeira vez que pessoas ligadas ao mercado de animes são chamadas para a área acadêmica. Nos anos 90, Toshio Okada, fundador do estúdio de animação Gainax, ministrou um grande curso por anos sobre os conceitos da palavra "Otaku" para alunos da Universidade de Tóquio. Na Universidade Kyoto Seita, profissionais como Keiko Takemiya (Toward the Terra), Yoshiyuki Tomino (Gundam) e Rintaro (Metropolis) já passaram pelos cursos oferecidos na pioneira Faculdade de Mangá.

Nenhum comentário: