quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Obra máxima de Gosho Aoyama, Detective Conan, completa 14 anos de publicação

Por Tiago Bacelar
A série Detective Conan (名探偵 コナン, Meitantei Conan) teve seu mangá iniciado em 1994, na revista semanal Shonen Sunday, da Editora Shogakukan. Criado por Gosho Aoyama, o mangá de Conan já rendeu 634 capítulos, produzidos até 29 de dezembro de 2007, compilados em 59 volumes encadernados. Sua versão animada, produzida pela Tokyo Movie Shinsha (TMS) , é exibida no Japão desde oito de janeiro de 1996 nos canais NTV, Yomiuri TV e Animax. Dirigida por Kenji Kodama e Yasuichiro Yamamoto, Detective Conan já rendeu 490 episódios, 11 filmes, sete OVAs para DVD e inúmeros especiais para TV. A série inicia sua história com dois personagens, o detetive jovem Kudo Shinichi e sua namorada Ran Mori. O encontro num parque de diversões termina num drama. Shinichi é pego por dois misteriosos homens de preto de uma organização criminosa e obrigado a tomar uma droga desconhecida. Ao recobrar sua consciência, Shinichi se espanta ao ver que deixou de ser um jovem de 17 anos e se transformou numa criança de 06 anos. Para seu bem, sua inteligência permaneceu intacta. Seguindo o conselho do cientista e amigo Hiroshi Agasa, Shinichi decide esconder sua identidade para que os homens de preto não descubram que ele está vivo e ponha em perigo sua amada Ran. A partir daí, amante de mistérios, Shinichi se baseia nos autores Arthur Conan Doyle (Sherlock Holmes) e Edogawa Rampo, para criar seu novo nome, Conan Edogawa. Por ironia do destino, Conan acaba indo morar na casa da sua noiva Ran e do seu pai, o detetive Mori Kogoro, e começa a resolver casos envolvendo homicídios, enquanto busca uma forma de voltar ao normal. Detective Conan tem o clássico formato de obras de ficção de mistério, com assassinatos ocorrendo em ambientes fechados e casos com um número limitado de suspeitos. Somado a isso, há ainda uma dedução que dá uma solução, revelando no final quem é o assassino. Em alguns capítulos do mangá de Aoyama, o culpado já é conhecido. Falta revelar a forma como ele cometeu o crime. Diferentemente da maioria dos mangás com narrativa de novela com começo, meio e fim durante toda a obra, Detective Conan segue uma linha de fechar histórias em arcos de capítulos pequenos. Podem ser encontradas no mangá de Conan inúmeras referências a personagens de outras obras de detetive, crime e mistério como Sherlock Holmes; Kogoro Akechi; Hercule Poirot; Arsène Lupin; Jules Maigret; Kōsuke Kinda'ichi; Lieutenant Columbo; Zenigata Heiji; Philip Marlowe; C. Auguste Dupin; Ellery Queen; V. I. Warshawski; Father Brown; Cordelia Gray; Heizō Hasegawa; Matsuhiko Asami; Nero Wolfe; Shunsaku Kudo e Hannibal Lecter.
Desde 1997, um filme baseado na série estréia durante a "Golden Week (Semana Dourada)" japonesa, que engloba vários feriados nacionais (Dia da Era Showa em 29 de abril, Dia Memorial da Constituição em 03 de maio, Dia da Natureza em 04 de maio e Dia das Crianças em 05 de maio)
Filmes
1 Meitantei Conan: The Time-Bombed Skyscraper (1997)
2 Meitantei Conan: The Fourteenth Target (1998) 1.05 bilhão de yens
3 Detective Conan: The Last Wizard of the Century (1999) 1.45 bilhões de yens
4 Detective Conan: Captured in Her Eyes (2000) 2.5 bilhões de yens
5 Detective Conan: Countdown to Heaven (2001) 2.9 bilhões de yens
6 Conan: The Phantom of Baker Street (2002) 3.4 bilhões de yens
7 Detective Conan: Crossroad in the Ancient Capital (2003) 3.2 bilhões de yens
8 Detective Conan: Magician of the Silver Sky (2004) 2.8 bilhões de yens
9 Detective Conan: Strategy Above the Depths (2005) 2.15 bilhões de yens
10 Detective Conan: The Private Eyes' Requiem (2006) 3.03 bilhões de yens
11 Detective Conan: Jolly Roger in the Deep Azure (2007) 3.2 bilhões de yens
12 Detective Conan: Full Score of Fear (2008) Será exibido nesse ano.
Detective Conan já foi lançado em mangá e exibido em países como o Reino Unido, Turquia, Argentina, Chile, Espanha, França, Alemanha, Itália, Canadá, Estados Unidos, China, Taiwan, os Emirados Arábes Unidos, Indonésia, Filipinas, Singapura, Tailândia, Vietnã e Malásia.
Em 2001, o mangá Detective Conan venceu ao lado da obra Cheeky Angel de Hiroyuki Nishimori, o prêmio Shogakukan Manga Award para obras shonen, voltadas para um público adolescente masculino.
O autor de Detective Conan, Gosho Aoyama, nasceu em 21 de junho de 1963. Batizado de Yoshimasa Aoyama, Gosho começou a desenhar quando estava na Faculdade de Belas Artes. Lá, entrou para um clube de mangá, porque lhe pareceu divertido. Ali, conheceu o autor de mangás Yutaka Abe, que lhe ensinou os prazeres de se desenhar e criar quadrinhos japoneses. Sua estréia foi desenhando os fundos do mangá Hirake Ponkikki. Depois desenhou mangás como Magic Kaito, Yaiba e o próprio Detective Conan, sua obra atual. Em 2005, Gosho Aoyama se casou com Minami Takayama, dubladora japonesa do personagem Conan Edogawa do anime baseado na sua obra, divorciando-se em dezembro de 2007.

Nenhum comentário: