segunda-feira, 1 de março de 2010

O Famigerado Plágio de Bleach








Fonte: http://www.interney.net/blogs/maximumcosmo/
Todo mundo pela internet está falando de Incarnate, o famigerado quadrinho de Nick Simmons (que talvez só esteja dando o que falar porque Simmons é na verdade filho de Gene Simmons – sim, o famoso linguarudo da banda de rock Kiss). Sim, houve cópia descarada do Bleach de Tite Kubo. Sim, a editora (Radical Comics) fez bem em interromper a publicação ao receber o alerta do plágio através dos engravatados da Viz (leia-se Shueisha/Shogakukan) e eu vejo menos culpa na idoneidade da editora do que pelo fato de não saberem nada a respeito do que se faz no terreno de mangás hoje em dia a ponto de uma cópia tão descarada passar por baixo do seu nariz. E não, a imagem que coloquei aí em cima nada tem a ver com Incarnate. É uma imagem japonesa, assim como a imagem que vem a seguir.
Por que colocar essas imagens antes de ir direto aos finalmentes? Porque isso tem que ser dito: no Japão, se copia tanto ou mais, e se pode passar muito bem desapercebido sob um volume imenso de produção. Volta e meia alguém é desmascarado, como Yuki Setsugu, autora do quadrinho para meninas Eden no Hana, que chupava suas sequências de basquete logo do referencial máximo dos quadrinhos desse esporte no Japão, Slam Dunk, de Takehiko Inoue. Eden no Hana teve seus volumes recolhidos dos pontos de venda, lógico; é o procedimento correto que uma editora deve fazer nesses casos, nem que seja apenas para averiguar se o plágio é verdadeiro ou não.
Claro que isso não é defesa para Nick Simmons. Aqui não há dúvida. A carreira dele praticamente acabou – mesmo que ele se emende e ponha a mão na massa, sempre vai ser visto com desconfiança daqui para a frente. É uma péssima forma de marcar seu nome na indústria. Para que se entenda a gravidade da questão, estou postando logo abaixo uma compilação feita na internet de vários dos "melhores momentos" de Simmons. Da lista, acho que só a nº5 é um pouco forçação de barra dos que a montaram, mas isso não quer dizer que aquilo não tenha sido copiado de algum lugar; apenas escolheram a imagem errada, porque o resto fala por si.
Bem, divirtam-se, se puderem; eu acho trágico.

Nenhum comentário: