sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Animax: Carlos Rojas fala sobre o Reciclo


Fonte: http://www.anmtv.com.br/

Carlos Rojas Monserrate, gerente de publicidade do Animax, ficou conhecido no Brasil após a publicação de uma entrevista cedida a um jornal mexicano em junho deste ano, onde dizia, entre outras coisas, que o bloco de filmes Reciclo tinha grande simpatia do público e que muito em breve também teríamos a estréia do programa Animax Live, um projeto que ainda está em desenvolvimento pela equipe do canal.
No mês passado, Rojas deu uma nova entrevista (cheia de controvérsias) a um site sobre Tv paga da Argentina, onde ele comenta sobre o bloco e futuros planos do canal. Leiam e tirem suas conclusões:
O Animax foi homenageado pelo logotipo do Reciclo, do que se tratou esta distinção?
C.Rojas: O Reciclo, recebeu essa distinção por ser considerado um dos melhores logotipos de 2008, publicado no livro "Os Logos", que é editado anualmente por uma editora alemã especializada em design, chamada, Die Gestalter. O Beta Studio, empresa de design gráfico que foi responsável por produzir o logo para o Animax, também foi incluída nesta publicação, juntamente com mais de 5.000 logotipos desenvolvidos a nível mundial, é uma das mostras mais simbólicas dos diferentes estilos e tendências contemporâneas no campo do design de identidade gráfica.
Qual a proposta do Reciclo?
C.Rojas: O Reciclo é uma proposta destinada aos amantes do cinema, neste caso entende-se que seja como um ciclo de filmes retornáveis. É um espaço onde as pessoas podem assistir filmes de animes clássicos e filmes cult de todos os genêros. São produções para se rever novamente. Desta forma, o Animax resgata os filmes para dar um novo valor e fazer com que o público continue assistindo as melhores produções de Hollywood e animes.
Qual foi o conceito utilizado para criar o logo? 
C.Rojas: Nós utilizamos como ponto de partida o logo-ícone universal da reciclagem, constituída por três setas que formam um triângulo. Com base nisso o trabalho gráfico foi focado em extrair o conteúdo da reciclagem no campo de materiais, como plástico, alumínio, vidro ou papel, e trazê-lo para uma área relacionada ao cinema. O logo final mostra uma síntese gráfica de uma película de 35 milímetros, que é o suporte físico do cinema.
A forma circular do logotipo, juntamente com a seta em uma extremidade, desempenha o duplo papel de representar uma projeção de filmes (como um filme roda dentro do projetor de cinema), e no sentido de repetição, retorno ou de reutilização que é associado a reciclagem.
O Animax é o primeiro da região que é dedidcado ao anime 24 horas por dia e 7 dias por semana ao anime. Qual é o balanço feito do mesmo desde o seu lançamento? 
C.Rojas: Desde o lançamento do canal, há três anos, nós descobrimos vários pontos diferentes entre a audiência jovem da região, que constituem o nosso principal target. É por isso que temos evoluído para uma proposta cujo o mais importante é o trabalho de interação com o público, a convergência tecnológica e de conteúdos multimédia, onde o mais importante é imitar o estilo de vida jovem que vêm passando por grandes mudanças graças a influência da animação japonesa. Com esta evolução, que temos experimentado nestes três anos, estamos aumentado o nosso raio de alcance, somando mais e mais fãs para a nossa marca. 
Em que países o Animax está disponível? 
C.Rojas: Animax está distribuído em 18 países através de 3 sinais: um para a Venezuela, um para o Brasil e um para o resto da América Latina. A cobertura pan-regional, atinge todos os mercados da região. Países que recebem os sinais são: Argentina, Bolívia, Caribe, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai. 
Quais as projeções internacionais que estão programadas para o resto do ano de 2008?
C.Rojas: Durante o restante deste ano, exibiremos uns 15 títulos de filmes dentro do bloco Reciclo. Da mesma forma que estamos trabalhando para trazer ao canal, conteúdos diferentes ao da animação japonesa, que nos permitirá atingir um público mais amplo, mas sempre mantendo nosso foco sobre os animes que são aquilo que o público assíduo do canal mais gosta.
Como todos podem perceber, a proposta de manter o canal voltado para públicos diferentes continua a ser defendida e nos mostra que o Animax pretende, a qualquer custo, ser um canal de variedades na busca pela audiência, mas sem esqueçer por completo dos animes. Outro ponto interessante é o trecho onde ele menciona 15 títulos para o Reciclo, e todos nós já estamos cansados de saber que todos os filmes são reprisados até a exaustão.
A única novidade é sobre a vinda de um novo tipo de conteúdo (na parte de convergências), que seria o Animax Live. Não existe muito a ser comentado sobre as palavras de Carlos Rojas, mas resumimos tudo da seguinte forma: existem dois Animax, um onde o público reclama da forma como ele é, e outro, onde este gerente trabalha, e que os telespectadores estão satisfeitos.

Nenhum comentário: