quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Os Mosconautas no Mundo da Lua tem estréia marcada




MOSCONAUTAS NO MUNDO DA LUA – 3D
Uma aventura espacial do terceiro grau.
Uma história do outro mundo!
Em 1969, três astronautas ousaram ir onde nenhum homem jamais estivera: a Lua. A nWave Pictures desenvolveu um longa-metragem de animação que levará você de volta a esse momento histórico. As imagens em 3D produzidas e criadas são verdadeiramente imersivas; e, literalmente, colocarão o público no meio da ação, como parte da história. O cinema está prestes a atravessar uma nova fronteira.
O cinema 3D já existe há muito tempo. No início dos anos 1900, os primeiros experimentos em 3D foram criados por ninguém menos que os irmãos Lumière. Durante a época de ouro do cinema 3D, de 1952 a 1954, Hollywood lançou mais de 50 títulos 3D. O 3D ressurgiu no final dos anos 1970, com filmes como “Tubarão 3D” e “A Cidade do Horror 3D”. Porém, no passado ele não era nada além de uma onda passageira. Isso se devia, em grande parte, à qualidade medíocre dos sistemas de projeção. Com o advento do cinema digital, isso está prestes a mudar. Em vez de um produto secundário do cinema digital, o 3D poderia perfeitamente se tornar o motivo mais importante para que os exibidores passem a adotar o formato digital.
Nos últimos anos, houve indicadores crescentes do interesse mundial no cinema 3D. O imenso sucesso do lançamento 3D de “Expresso Polar”, arrecadando US$ 45 milhões em apenas 64 cinemas IMAX atraiu a atenção de todos. O fato de que filmes 3D de baixo orçamento, sem nenhum astro e praticamente nenhuma verba de marketing, rotineiramente arrecadam mais de US$ 30 milhões em apenas 140 cinemas IMAX 3D no mundo inteiro talvez seja ainda mais significativo. Recentemente, o lançamento bem-sucedido da versão 3D de “O Galinho Chicken Little”, “A Casa Monstro” e “A Família do Futuro”, superando a arrecadação do lançamento 2D numa proporção de 3 para 1 em cada sala de exibição, mostrou mais uma vez que o público realmente adora a experiência 3D. Desta vez, pode ser muito mais que uma onda passageira. Apesar disso, a viabilidade em longo prazo do formato depende da disposição dos realizadores de adequar suas histórias e projetar seus filmes especificamente para a terceira dimensão. A conversão de material 2D em 3D ou a tentativa de criar filmes que funcionem bem nos dois formatos não serão bem-sucedidas no longo prazo. O 3D é uma nova linguagem de cinema.
A nWave Pictures é uma das maiores produtoras de material 3D original para cinemas IMAX e parques temáticos. O primeiro longa-metragem da empresa, “Os Mosconautas no Mundo da Lua’’, é o primeiro filme de animação por computador projetado, criado e produzido desde o primeiro quadro exclusivamente para a experiência 3D. “Embora eu acredite firmemente que o Cinema 3D esteja prestes a se tornar um componente principal do mercado de entretenimento não-doméstico, não acho que todas as histórias se prestem à filmagem em 3D. De tal forma que, quando decidimos fazer a transição de cinema especializado para longa-metragem, pesquisamos uma história que poderia realmente ser aprimorada pelo 3D. A pesquisa levou quase dois anos”, explica o diretor e um dos fundadores da nWave Pictures, Ben Stassen.
Stassen comenta: “O roteiro de Domonic Paris, “Os Mosconautas no Mundo da Lua’’, era perfeito para nós em termos de forma e conteúdo. Estávamos criando personagens de animação divertidos que evoluíam em ambientes com realidade fotográfica. Ao fazer um filme 3D, não quero usar a tela como uma janela, mas, ao contrário, como um espaço. A maioria dos filmes 3D lançados até hoje usam a tela como uma janela. O cineasta cria perspectiva por trás da janela e lança elementos para o público pela janela”.
Ele completa: “Quando você elimina o efeito janela (filmando com câmera paralela em vez de convergir câmeras), você cria um espaço 3D e pode realmente transportar o público para esse espaço. Essa é uma distinção importante na forma como se posiciona o espectador. O fato de que tínhamos moscas como personagens principais nos possibilitava explorar essa abordagem de maneiras que nunca conseguimos antes. Com muito menos interação direta com o ambiente, elas voam muito ao redor, e a câmera faz o mesmo”.
“Os Mosconautas no Mundo da Lua” combina a missão Apollo 11 com uma estranha história que envolve três moscas adolescentes que seguem juntas em uma incrível aventura no espaço. O filme apresenta às novas gerações a exploração espacial e o momento histórico em que o mundo se uniu para essa conquista impressionante. Neste filme para a família, com classificação livre, a história é dublada por grandes talentos: Kelly Ripa, Christopher Lloyd, Nicollette Sheridan e Tim Curry. Há também uma participação especial em animação e em ação ao vivo do astronauta da Apollo 11 na vida real, Buzz Aldrin. O 3D é realmente um tipo diferente de cinema. Quando você assiste a um filme 2D você se identifica com ele em um nível intelectual e emocional. Com o 3D você tem também um forte nível físico, a capacidade de sentir que está literalmente no ambiente, como parte da história.
O 3D de hoje é uma nova fronteira para o cinema, sem limites, com incrível potencial para levar a experiência de ir ao cinema a um novo patamar. Como os intrépidos viajantes em 1969, “Os Mosconautas no Mundo da Lua” pretende levar o espectador onde ele jamais esteve.
Me mande os fatos, voando!
Em resumo: Haverá dois mil cinemas 3D na América do Norte quando “Os Mosconautas no Mundo da Lua“ for lançado e quase mil cinemas em outros continentes. Haverá também mais de 200 cinemas IMAX 3D no mundo inteiro.
Apenas um pequeno número de filmes 3D foi lançado até hoje: “O Galinho Chicken Little”, “A Casa Monstro”, “A Família do Futuro”, “O Estranho Mundo de Jack” e “A Lenda de Beowulf”.
Porém, esses filmes não foram criados originalmente em 3D. Em vez disso, eles foram convertidos em 3D depois de realizados. Todos eles foram lançados em 2D e também em 3D.
“Os Mosconautas no Mundo da Lua” é o primeiro longa-metragem concebido, criado e produzido para lançamento em 3D.
Vá na onda da nWave!
A empresa: uma empresa multinacional especializada em produção digital 3D e dedicada à produção e distribuição, a nWave Pictures é conhecida por utilizar tecnologias inovadoras para maximizar propriedades intelectuais por meio de várias plataformas de mídia, incluindo 2D e 3D Giant Screen (Imax), Motion Simulation e Attraction Films em todos os formatos de filme e mídia eletrônica. Sendo a produtora de filmes 3D mais atuante no mundo, os títulos da nWave geraram mais de US$ 200 milhões em receitas de bilheteria em cinemas Imax no mundo inteiro.
Fundada em 1992 pelo D&D Media Group de Ben Stassen e Eric Dillens, com sede em Bruxelas, a nWave Pictures estabeleceu-se rapidamente como a produtora e distribuidora líder mundial de filmes para o mercado de simuladores. Na verdade, a biblioteca de títulos atual da empresa é formada por mais de 50 por cento de todos os filmes de simulação em exibição no mundo inteiro.
A rápida maturidade financeira e de produção da empresa forneceu à nWave as ferramentas de produção necessárias para se expandir para novas áreas. Um ano mais tarde, a empresa lançou seu primeiro filme para a tela gigante, “THRILL RIDE: THE SCIENCE OF FUN”. No lançamento, “TRILL RIDE” ganhou impulso rapidamente entre o público e se posicionou como um dos 50 filmes de maior sucesso de bilheteria por mais de 70 semanas consecutivas (conforme classificação da Daily Variety).
Para complementar seu rápido crescimento e estabelecer-se ainda mais no mercado de tela gigante 3D, em expansão, a nWave lançou sua primeira distribuidora de filmes, a nWave Pictures Distribution. A divisão começou a distribuição de “3D MANIA” e continuou seu crescimento distribuindo o terceiro filme de tela gigante da nWave, “ALIEN ADVENTURE 3D”. Desde então, a empresa distribuiu a produção premiada da BBC/Discovery Pictures “THE HUMAN BODY”, “H5B5’S OCEANMEN: EXTREME DIVE”, bem como os filmes produzidos pela nWave “HAUNTED CASTLE” (3D), “SOS PLANET” (3D), com Walter Cronkite, “MISADVENTURES IN 3D”,” WILD SAFARI 3D”, o primeiro filme de vida selvagem Imax já filmado em 3D com locação na África do Sul, e “AFRICAN ADVENTURE”.
Com estilo visionário e confiança, a nWave Pictures pretende continuar a definir novos padrões criando um tipo especial de filme de entretenimento 3D para a distribuição digital e em película com sua produção mais recente, “MOSCONAUTAS NO MUNDO DA LUA”, programada para distribuição em cinemas do mundo todo em 2008.
Mire nas estrelas!
BEN STASSEN, diretor
Ben Stassen graduou-se na Escola de Cinema e Televisão da USC e desfruta de uma carreira notável como um cineasta de salas especiais. Stassen produziu um dos primeiros filmes em computação gráfica de alta resolução para o formato de tela grande, “DEVIL’S MINE RIDE”. Ele prosseguiu como um dos fundadores da nWave Pictures, que desde então se tornou a maior produtora e distribuidora mundial de filmes para simuladores, para parques temáticos e centros de ciências.
Com um dos fundadores da nWave, Stassen expandiu as operações de empresa no setor de formato grande. Seu primeiro filme Imax, “THRILL RIDE: THE SCIENCE OF FUN” (Sony Pictures Classics, 1997) foi extremamente bem-sucedido, seguido por filmes espetaculares de tela 3D gigante: “3D MANIA: ENCOUNTER IN THE THIRD DIMENSION” (nWave Pictures Distribution, 1998) e “ALIEN ADVENTURE” (nWave Pictures Distribution, 1999). Os talentos de Stassen foram usados para criar e dirigir uma série de outros títulos de cinema provocadores e de sucesso: “HAUNTED CASTLE” (nWave, 2001), que mistura imagens digitais geradas por computador e a fotografia de ação ao vivo em 3D, “S.O.S. PLANET” (nWave, 2002), a seqüência de “3D MANIA”, “WILD SAFARI 3D” (nWave, 2005), filmada inteiramente em 3D em locação na África de Sul, e “African Adventure 3D”, filmado no Delta do Okavango, em Botswana. Seu filme seguinte, “MOSCONAUTAS NO MUNDO DA LUA”, é um “verdadeiro longa-metragem 3D” que foi concebido e criado para esse ambiente. Um líder mundial em filmagens digitais de várias plataformas, Stassen é citado amplamente na indústria e imprensa por suas estratégias e opiniões sobre o futuro do cinema 3D e a utilização de tecnologias digitais para maximizar propriedades intelectuais por várias mídias.
ERIC DILLENS, produtor executivo
Depois de uma carreira como apresentador de TV e rádio, o diretor e produtor Eric Dillens deixou a TV belga para criar sua própria empresa de mídia e entretenimento, o D&D Entertainment Group. Sob sua direção, o D&D Entertainment Group se tornou uma produtora de TV independente importante na Bélgica, na Holanda e na Alemanha, produzindo vários programas, programas de entrevistas, jogos, ficção e drama.
Unindo forças com Ben Stassen, adquiriu experiência abrangente na produção executiva de conteúdo 3D para o mercado institucional e de entretenimento baseado em locação e para a indústria de cinema de tela gigante. Além disso, foi um dos fundadores do nWave Studios.
CAROLINE VAN ISEGHEM, produtora
Caroline estudou comunicação e fotografia, porém rapidamente se interessou por cinema. Em 1993, ela fundou sua própria empresa, que rapidamente se tornou a maior produtora de animação 3D e efeitos visuais na Bélgica. Hoje, a nWave Digital é o braço de produção do grupo nWave Studios. Além de gerenciar a unidade de produção, Caroline é também a gerente geral do nWave Studios.
Entre seus créditos de produção estão: “3D Mania: Encounter in the Third Dimension”, “Alien Adventure”, “Haunted Castle”, “SOS Plane”, “Mis-Adventures in 3D” e “Haunted House”.
DOMONIC PARIS, Illuminata Pictures – co-criador, roteirista e produtor executivo
Domonic trabalhou por mais de dez anos como diretor de fotografia e montador antes de fazer a transição para direção, roteiro e produção. Ele escreveu e dirigiu “The Sleepless”, um longa-metragem independente e dirigiu outros filmes independentes também.
Paris escreveu, dirigiu e/ou produziu vários programas de DVD com uma hora de duração e exerceu a função de produtor no programa da USA Network, “Reel Wild Cinema”, e em “Oh! No! Mister Bill Show” para a Fox Kids Network. Ele também trabalhou como produtor de “Exploitica”, um programa de humor do Canal+. Possui vasta experiência em várias funções no mundo dos reality shows de canais abertos e de TV a cabo.
MIMI MAYNARD, Illuminata Pictures – produtora, diretora de voz e produtora de elenco
Mimi Maynard é fundadora da Loopys, uma empresa de pós-produção e escalação de dubladores. Ela também exerceu a função de vice-presidente de Desenvolvimento para a Carlyle Productions. Maynard foi presidente e sócia do Polestar Group, onde supervisionou o desenvolvimento de vários projetos e produziu o filme televisivo “Gundum”, com base na série japonesa imensamente popular. Ela também se associou à Sleeping Giant Productions, onde supervisionou a parceria com a Mandalay Television na programação de TV original e de realidade.
GINA GALLO, Illuminata Pictures - criadora, produtora, diretora de voz e produtora de elenco
Gina Gallo começou como montadora de cinema em filmes com atores como “The Rapture”, “The Sleepless” e no documentário dramático “Blackbird Fly”. Pouco tempo depois, ela trabalhou em filmes de animação de destaque como “Tarzan” para a Disney Feature Animation, “O Caminho para El Dorado”, “Sinbad – A Lenda dos Sete Mares” e “Os Sem-Floresta” da DreamWorks. Seu amor pela animação foi o impulso para criar a idéia de “Os Mosconautas no Mundo da Lua”.
CHARLOTTE HUGGINS – produtora
Huggins é uma das primeiras defensoras do 3D e se dedica completamente à sua paixão pela produção para a sala especial. Ela trabalhou em vários filmes bem-sucedidos no grande formato, incluindo a atração 3D do parque temático da Disney, “Honey, I Shrunk The Audience”, o filme 3D “Wings of Courage” da Sony Pictures Classics e o filme 3D em 35mm do LG Group “Ahead Of Time”.
Huggins também trabalhou como executiva responsável pela produção da seqüência de “King Kong” na Public Broadcasting WGBH /NOVA, “Special Effects: Anything Can Happen”. Entre seus créditos em produção estão: “THRILL RIDE: THE SCIENCE OF FUN”, “3D MANIA: ENCOUNTER IN THE THIRD DIMENSION”, “ALIEN ADVENTURE”, “HAUNTED CASTLE”, “S.O.S. PLANET”, “MIS-ADVENTURES IN 3D”, “WILD SAFARI 3D”.
Explorando novas dimensões!
Pensamentos de Ben Stassen SOBRE 3D: “Os avanços recentes na tecnologia de computadores tornam possível converter filmes 2D em 3D. Porém, embora converter filmes como “O GALINHO CHICKEN LITTLE”, “A CASA MONSTRO”, “A FAMÍLIA DO FUTURO” ou “A LENDA DE BEOWULF” seja crucial para disseminar o desenvolvimento de cinemas 3D digitais, para utilizar completamente o potencial de cinema 3D, devemos criar e produzir um filme de forma diferente do que se faria em um filme 2D. Trata-se de um meio diferente. Ele envolve mais que apenas adicionar profundidade e perspectiva a uma imagem 2D. Há um componente físico muito forte no 3D autêntico…”
“Há muitos sinais encorajadores de que Hollywood está começando a prestar atenção no ressurgimento do 3D, que se espalha no mundo inteiro por meio da rede de cinema de tela gigante. ‘O EXPRESSO POLAR’ se beneficiou de uma ótima versão IMAX 3D, que gerou mais de US$ 40 milhões dos US$ 283 milhões que o filme arrecadou em apenas 64 telas…”
“Em 2008 haverá mais de mil cinemas digitais 3D na América do Norte capazes de mostrar 3D autêntico junto com mais de 200 cinemas IMAX”. “’Os Mosconautas no Mundo da Lua’ pretende usar visões diferentes; não apenas uma perspectiva normal, mas também uma ‘visão macro’ onde se vê as coisas da perspectiva de uma mosca. Para as moscas nesse filme, o ambiente humano em torno delas parece gigantesco. Se uma mosca aterrissa em uma xícara de café, ela se torna uma piscina gigantesca. Cabelos se tornam uma densa floresta. Na "visão de mosca" 3D, o comum se transforma em extraordinário...”
O filme por inteiro
SINOPSE: A nWave Pictures leva para as telas o primeiro longa-metragem de animação por computador projetado, criado e produzido em 3D, desde o primeiro quadro. “Foi necessário um macaco para levar o homem ao espaço, mas serão necessárias três moscas para trazê-lo de volta!”
PRÓLOGO - 1961. V-8s que consomem muita gasolina cruzam as auto-estradas dos Estados Unidos. The Archies, com “Sugar, Sugar”, subiam nas paradas de sucesso, e o programa espacial da NASA estava a pleno vapor. Em uma montagem de abertura 3D repleta de ação viajamos com Ham, o primeiro primata, enquanto ele vai para o espaço, seguido rapidamente pela Apollo 10 orbitando a Lua e voltando para a Terra.
ATO 1 - 1969. Nossa história começa com uma mosca adolescente chamada Nat e seus dois melhores amigos, Q.I. e Scooter, que criam um foguete "em tamanho de mosca" em um campo em Cabo Canaveral, Flórida, onde a Apollo 11 repousa na plataforma de lançamento. Em sua primeira lembrança, nosso herói, Nat, recorda o avô, Amos, contando sobre o ousado resgate de Amelia Earhart quando ela atravessou o Atlântico em seu vôo histórico. Querendo ser um aventureiro como o avô, Nat sabe o que precisa fazer! Desafiando a idéia de que “sonhadores são pegos!” ele conta aos amigos seu plano: entrar a bordo da Apollo 11 e chegar à Lua! Seus amigos, com alguma relutância, aceitam!
Na manhã seguinte, enquanto as famílias percebem que eles estão ausentes, nossas três moscas chegam ao comando do Centro Espacial. Nos trajes espaciais feitos em casa, Nat, Q.I. e Scooter se escondem dentro dos capacetes espaciais dos Comandantes Armstrong, Aldrin e Collins. Com a decolagem, nossos três pequenos aventureiros estão prestes a fazer sua própria história!
ATO II – De volta à Terra, Vovô, Mamãe e os outros assistem TV para ter notícias da aventura dos descendentes. Quando os astronautas aparecem na câmera, nossas moscas heróicas acenam no plano de fundo, visíveis para outras moscas, mas quase imperceptíveis para seres humanos, exceto por um atento membro da equipe da NASA, que informa Armstrong que aparentemente existem “contaminantes” a bordo.
Há outro problema: na distante Rússia, há outras moscas assistindo TV – moscas russas que não podem tolerar que moscas americanas cheguem à Lua primeiro. Um plano russo é desenvolvido e os agentes são convocados para interferir na missão americana. A Mãe Rússia coloca todas as suas esperanças de sucesso nas costas de um agente desagradável chamado Yegor. Felizmente, uma bela mosca russa chamada Nadia também vê as moscas a bordo e ouve Nat chamando o nome do avô, o mesmo nome da mosca que Nadia encontrou em Paris e um dia amou há tantos anos. De volta a bordo da espaçonave, enquanto começa o ciclo de queima para entrar na órbita da Lua, a cápsula começa a balançar violentamente! Há um curto-circuito em um painel de controle que deve ser consertado manualmente ou a nave não completará a missão! Em uma seqüência de viagem 3D agitada, Nat e Q.I. voam por um emaranhado de fios, descobrem o problema e o corrigem a tempo. Sem saber da ajuda das moscas, a nave entra em órbita; está tudo bem! Ao menos é o que eles pensam. No exato momento em que comemoram, as pequenas moscas são borrifadas com um aerosol anestésico e presas em um tubo de ensaio: realmente contaminantes.
Em uma seqüência de eventos emocionante as moscas conseguem quebrar o frasco (nada fácil na gravidade zero!). Nat entra sorrateiramente no capacete de Armstrong justo no último momento. O Módulo Lunar aterrissa na superfície da Lua. De dentro do capacete, Nat sorri a cada impressionante passo histórico. Q.I. e Scooter juntam-se a ele na superfície ao lado do capacete de Aldrin. Nesse dia fez-se História realmente.
De volta à Terra, outros planos estão sendo postos em ação. Depois de mais de 50 anos separados, Nadia encontra Vovô, embora a alegria de seu reencontro seja breve. Ela conta a Vovô e à mãe de Nat sobre o plano russo de redirecionar a missão para bater diretamente no Monte Rushmore! Yegor deve ser detido! A mãe de Nat desmaia enquanto Vovô decola com uma promessa juvenil renovada de salvar o neto. No Controle de Missão, os agentes russos se infiltraram e estão se preparando para alterar os códigos de descida.
Sem saber do potencial perigo que se aproxima, os astronautas e nossas pequenas moscas relaxam e se preparam para voltar para casa como HERÓIS!
ATO III – Em um final cheio de ação, Vovô, a mãe de Nat e Nadia unem forças para deter Yegor e o plano russo enquanto a Apollo 11 se aproxima cada vez mais da Terra. Em uma série de façanhas que desafiam a morte e com bravura no combate individual, eles derrotam a ameaça russa e salvam seus pequenos campeões! A Apollo 11 pousa com segurança no Oceano Pacífico, o mundo ainda desconhece as três mosquinhas a bordo que tornaram tudo possível. Retornando como heróis nossas três mosquinhas compartilham todas o mesmo lema: “Aventura para sempre! Os sonhadores são pegos? Nunca!”
Quem fez o quê!
Dirigido por : Ben STASSEN
Produzido por Caroline VAN ISEGHEM
Gina GALLO
Mimi MAYNARD
Charlotte HUGGINS
Produção executiva de Eric Dillens
Domonic Paris
Ben STASSEN
Baseado numa idéia de Gina GALLO e Domonic PARIS
Roteiro original de Domonic PARIS
Música composta por Ramin DJAWADI
Escalação de Vozes Mimi MAYNARD
e Direção de dubladores Gina GALLO
Dubladores Americanos
Christopher Lloyd – Vovô McFly
Kelly Ripa – Mãe de Nat
Nicollette Sheridan - Nadia
Tim Curry - Yegor
Trevor Gagnon - Nat
Philip Daniel Bolden – Q.I.
David Gore - Scooter
Ed Begley, Jr. - Poopchev
Adrienne Barbeau – Mãe de Scooter
Robert patrick - Louie
Buzz Aldrin – como ele mesmo
Dubladores Brasileiros
Marcelo Pissardini – Vovê McFly
Angelica Santos - Mãe de Nat
Adriana Pissardini – Nadia
Guiga Lopes – Yegor
Bruno Marçal – Nat
Fábio Lucindo – Q.I.
Wendel Bezerra – Scooter
Tatu – Poopchev
Maralise – Mãe de Scooter
Affonso Amajones – Louie
Gilberto Baroli – Buzz Aldrin

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