quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Ponto Cine no Festival do Rio 2008


Festival do Rio 2008
3/10/2008 - 6F Festival do Rio
14h00 - Favela on Blast
16h00 - Debate
18h00 - Só Dez Por cento
20h00- Pan Cinema
4/10/2008 - SAB
14h00- Todo mundo tem Problemas
16:00 - Só Dez Por cento
18h00- Favela on Blast
20h00- Simonal
5/10/2008 - DOM
14h00 - Eu sou o Povo
16h00 - Paulo Gracindo
18h00 - praça saens Penã
20h00 - Pachamama
7/10/2008 - 3F
14h00 - Eu sou o Povo
16h00 - Simonal
18h00 - Um Romance de Gerações
20h00 - Debate
8/10/2008 - 4F
14h00 -Praça Saens Penã
16h00 - Debate
18h00 - Pan Cinema
20h00 - Pachamama
9/10/2008 - 5F
14h00 - Um Romance de Gerações
16h00 - Todo mundo tem Problemas
18h00- Paulo Gracindo
20h00 - Debate

Simonal - Ninguém Sabe o Duro que Dei
Sáb 04/10 - 20h00
Ter 07/10 - 16h00
Direção:
Claudio Manoel, Micael Langer, Calvito Leal
Roteiro:
Claudio Manoel
Fotografia:
Gustavo Hadba
Montagem:
Pedro Duran, Karen Akerman
Música:
Berna Ceppas
País:
Brasil
Ano:
2008
Duração:
86min
Sinopse:
Numa época de talentos eternos e revolucionários, Wilson Simonal brilhou como ninguém e inovou como poucos. Juntando qualidade, carisma, simpatia, suingue, charme, sensualidade e muito talento, ele se tornou a sensação do Brasil e ainda conquistou o público internacional. De repente, tudo acabou. Boatos, acusações, mistérios, patrulhas e perseguições. O que aconteceu com Wilson Simonal? Simonal - Ninguém Sabe o Duro que Dei traça a trajetória impressionante do ex-cabo do exército, que reinou soberano e acabou condenado ao ostracismo por um delito que jurava inocência.
Biografia do diretor:
Claudio Manoel é redator e ator da TV Globo. É integrante do grupo Casseta & Planeta, programa semanal de televisão com uma das maiores audiências no Brasil. Micael Langer trabalha como produtor, roteirista, diretor e pesquisador em curtas, vídeos institucionais, filmes publicitários e DVDs. Calvito Leal é diretor e atualmente cria, desenvolve e dirige projetos para cinema e televisão.

Favela on Blast
Sex 03/10 – 14h00 (DEBATE)
Sab 04/10 – 18h00
Direção:
Leandro Hbl, Wesley Pentz (Dj Diplo)
Roteiro:
Ricardo Mehedff, Breno Fortes, Leandro Hbl, Wesley Pentz
Fotografia:
Leandro Hbl
Montagem:
Breno Fortes, Ricardo Mehedff
Música:
Wesley Pentz (Dj Diplo), Sany Pitbull
País:
Brasil
Ano:
2007
Duração:
80min
Sinopse:
O documentário mostra a cultura em torno do funk carioca, ritmo musical que mescla o funk eletrônico americano da década de 80 com as diversas influências da música brasileira. O baile funk é provavelmente um dos movimentos musicais mais interessantes no mundo e vem de um dos lugares mais violentos e pobres, as favelas do Rio de Janeiro. O funk carioca personaliza o cru. Bombásticos ritmos do Miami bass americano, loops e samples de batidas de sambas são unidos a poderosos vocais de rap no linguajar brasileiro.
Biografia do diretor:
Leandro HBL nasceu em Belo Horizonte, em 1977. Formou-se em Comunicação e Arte na PUC-MG (1999). É diretor criativo do Mosquito Project (www.leandrohbl.com). Wesley Pentz (DJ Diplo), nasceu em Tupelo, USA, em 1978. Cresceu na Flórida onde começou a trabalhar com música e filmes. É diretor da Mad Decent (www.madecent.com). Juntos desenvolvem trabalhos relacionados a música e cultura em várias partes do mundo.

Só dez por cento é mentira
Sex 03/10 – 18h00
Sab 04/10 – 16h00
Direção:
Pedro Cezar
Roteiro:
Pedro Cezar
Elenco:
Manoel De Barros, Bianca Ramoneda, Joel Pizzini, Paulo Giannini, Adriana Falcão, Fausto Wolff
Fotografia:
Stefan Hess
Montagem:
Julio Adler, Pedro Cezar
Música:
Marcos Kuzka Cunha
Ano:
2008
Duração:
76min
Sinopse:
Documentário sobre a vida e obra do poeta sulmatogrossense Manoel de Barros. Alternando seqüências de entrevistas com o escritor, versos de sua obra e depoimentos de conhecedores de sua literatura, o filme traça um painel revelador da linguagem do autor considerado o poeta mais original em língua portuguesa. Com 91 anos, cerca de vinte livros publicados e vivendo atualmente em Campo Grande, Manoel de Barros é consagrado por diversos prêmios literários e é o mais vendido escritor brasileiro.
Biografia do diretor:
Nasceu no Rio de Janeiro, cresceu no Recife e atualmente vive no Rio. Dirigiu e roteirizou o filme Fábio Fabuloso, vencedor do Primeiro Prêmio Bravo de Cultura Prime 2005, além dos prêmios dos júris populares no Festival de Cinema do Rio e na Mostra de Cinema de São Paulo em 2004. Tem dois livros de poesia publicados, Puizía e Concepção de Frases em Ninhos de Água.

Todo Mundo Tem Problemas Sexuais
Sáb 04/10 – 14h00
Qui 09/10 – 16h00
Direção:
Domingos Oliveira
Roteiro:
Domingos Oliveira
Elenco:
Pedro Cardoso, Claudia Abreu, Priscilla Rozenbaum, Orã Figueiredo, Paloma Riani, Ricardo Kosovski
Fotografia:
Luiz Paulo Nenen
Montagem:
Jordana Berg
Música:
Domingos Oliveira
Ano:
2008
Duração:
80min
Sinopse:
Impotência: mulher apaixonada descobre no bolso do parceiro uma cartela de estimulante sexual, duvidando assim da validade de seu amor. Perversão: casal viveu anos um casamento convencional e por uma circunstância inesperada, não pode mais viver sem outros parceiros na cama. Sedução: farmacêutico precisa seduzir a colega sem perder sua amizade. Desejo: casal se conhece na internet e tem encontros tórridos no escuro, até que uma geladeira lança luz sobre verdades ocultas. Preferências sexuais: homem descobre, mesmo amando e desejando uma mulher, a atração por outro homem.
Biografia do diretor:
É o diretor do clássico Todos as Mulheres do Mundo, comédia que notabilizou Leila Diniz. Talvez seja o único artista brasileiro a ter uma carreira importante em três meios distintos: cinema, teatro e televisão. Em 50 anos de profissão, escreveu mais de vinte peças e dirigiu mais de 50, publicou cinco livros, lançou seis traduções, dirigiu treze longas-metragens e participou de mais de 50 telefilmes.

Paulo Gracindo - O Bem Amado
Dom 05/10 – 16h00
Quin 09/10 – 18h00 (DEBATE)
Direção:
Gracindo Junior
Roteiro:
Gracindo Junior
Elenco:
Arnaldo Jabor, Bibi Ferreira, Claudio Cavalcanti, Daniel Filho, Dorival Caymmi, Eva Wilma, Fernanda Montenegro, Françoise Forton, Ginaldo De Souza, José Wilker, Lima Duarte, Mauro Alencar, Max Nunes, Milton Gonçalves, Paulo José, Paulinho Da Viola, Robert
Fotografia:
Lula Araújo
Montagem:
Pedro Gracindo
Duração:
80min
Sinopse:
Com uma biografia que se confunde com a história da comunicação no Brasil, Paulo Gracindo foi um dos atores mais populares do país. Com sua voz marcante, fez sucesso no rádio como apresentador e ator de radionovelas. Na TV, sua popularidade atingiu o auge com o personagem Odorico Paraguaçu da novela O Bem-Amado. Através de depoimentos de colegas e amigos e de um rico material de arquivo, o filme recupera parte da trajetória deste ator brasileiro.
Biografia do diretor:
Com mais 50 anos de carreira em rádio, teatro, TV e cinema, Gracindo Júnior estréia como diretor contando a história da mídia brasileira através da figura de seu pai, Paulo Gracindo.

Praça Saens Peña
Dom 05/10 – 18h00
Qua 08/10 – 14h00 (DEBATE)
Direção:
Vinícius Reis
Roteiro:
Vinícius Reis
Elenco:
Chico Diaz, Maria Padilha, Isabela Meireles, Gustavo Falcão, Guti Fraga, Mauricio Gonçalves, Stella Brajterman, Aldir Blanc
Fotografia:
Fabrício Tadeu
Montagem:
Waldir Xavier
Música:
Pedro Luís
País:
Brasil
Ano:
2008
Duração:
100min
Sinopse:
Paulo é professor de Literatura, Teresa é comerciante e Bel, estudante. Eles vivem em um apartamento alugado na Praça Saens Peña, coração da Tijuca, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro. Uma tentadora e inesperada proposta de trabalho poderá abalar profundamente a rotina dessa família e colocar em risco um casamento de vinte anos. A história começa nos primeiros meses de 2003, durante um verão que parece não ter fim. Dois acontecimentos marcam essa época: o início do governo Lula e a invasão do Iraque pelos Estados Unidos.
Biografia do diretor:
Nasceu em São Paulo, em 1970. Desde o início dos anos 80, vive no Rio de Janeiro, onde estudou no teatro no Tablado e começou a trabalhar com cinema e TV. Dirigiu e escreveu os filmes Gentileza (co-direção), Nós do Morro, O Vício da Liberdade (co-direção) e o longa-metragem A Cobra Fumou, que participou da Première Brasil em 2002. Além de diretor e roteirista, é também professor de Cinema.

Nenhum comentário: