domingo, 10 de agosto de 2008

Morre renomado poeta palestino Mahmoud Darwish aos 67 nos EUA

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u431610.shtml
Morreu neste sábado, em Houston, EUA, o poeta palestino Mahmoud Darwish, 67. Conhecido por dar voz ao exílio do seu povo, ele não resistiu às complicações causadas por uma cirurgia de coração. A informação foi divulgada pelo porta-voz da Presidência da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Nabil Abu Rdeneh.
De acordo com amigos do poeta, Darwish possuía um histórico de problemas cardíacos. Anteriormente, ele havia sido operado duas vezes.
O renomeado poeta palestino, de livros traduzidos para mais de 20 idiomas e vários prêmios internacionais, se tornou um ícone cultural na entre os palestinos ao descrever a luta de seu povo pela independência, além de criticar a ocupação israelense e lideranças palestinas.
Darwish é o autor da Declaração de Independência Palestina, escrita em 1988 e lida pelo líder palestino Iasser Arafat (1929-2004) quando declarou unilateralmente a criação do Estado Palestino. À época, a atitude de Arafat foi recebida pela comunidade internacional apenas como um ato simbólico.
Ainda em 1988, seu poema "Passando por palavras passadas" foi lido pelo então primeiro ministro israelense Yitzhak Shamir dentro do parlamento de Israel, em uma demonstração da possibilidade de convivência entre os dois povos.
Darwish ganhou notoriedade ainda nos anos 60, com a publicação de seu primeiro livro "Pássaro sem asas", uma coleção de poesias que inclui o poema "Bilhete de Identidade". Escrito em primeira pessoa, o poema conta o momento em que um árabe fornece os números de seu documento em uma barreira israelense, na tentativa de retornar à sua terra.

Nenhum comentário: