domingo, 10 de agosto de 2008

SP lembra 63 anos de bomba atômica com exposição

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u430021.shtml
No dia 6 de agosto de 1945, pouco depois das 8h (horário local), um cogumelo de fumaça de mais de 13 quilômetros de altura sinalizava o local de um dos maiores horrores que a humanidade já vivenciou: quase 70 mil habitantes da cidade japonesa de Hiroshima morriam, vítimas da primeira bomba atômica da história.
Três dias depois, a tragédia se repetia em Nagasaki. Mais 40 mil japoneses eram dizimados no terrível evento que levou à rendição do Japão e ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Calcula-se que o total de vítimas imediatas e conseqüentes da radiação ultrapassou 200 mil pessoas.
Para lembrar ao mundo as tragédias das duas cidades japonesas ocorridas há 63 anos, o Memorial do Imigrante e a Associação Hibakusha --sobrevivente da bomba atômica-- Brasil pela Paz realizam a exposição "Bomba Atômica - 1945: Hiroshima e Nagasaki".
A exposição traz 58 painéis que apresentam didaticamente o que é uma bomba atômica, como é construída, seus efeitos e danos causados nas cidades e suas populações. A mostra, que é apresentada pela primeira vez na América Latina e vem diretamente do Museu Memorial da Paz de Hiroshima e do Museu da Bomba Atômica de Nagasaki, é composta também por 16 objetos originais e réplicas de objetos atingidos pela explosão (roupas, utensílios domésticos etc.).
SERVIÇO
Onde: Memorial do Imigrante (r. Visconde de Parnaíba, 1316, Mooca, próximo à estação Bresser do metrô - linha Leste-Oeste)
Quando: até o dia 7 de setembro; terça a domingo (10h às 17h), inclusive feriados
Quanto: R$ 4 (preço normal) e R$ 2 (para estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior); entrada gratuita para menores de 7 anos e adultos com mais de 60 anos; entrada gratuita no último sábado do mês

Nenhum comentário: