domingo, 10 de agosto de 2008

Turma da Mônica vira teen em nova HQ


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u429265.shtml
A imagem que os leitores têm da Turma da Mônica é de quatro crianças, bem amigas, que surgiram nas histórias em quadrinhos de Mauricio de Sousa e depois viraram filmes, desenhos e brinquedos.
Entretanto, algo aconteceu: em "Turma da Mônica Jovem", revista mensal a ser lançada na 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, entre 14 e 24 deste mês, o quarteto aparece adolescente e desenhado em um estilo que lembra bastante o mangá (as HQs japonesas).
Trata-se de uma nova linha de histórias, com os mesmos personagens, mas vivendo outras situações. "Nunca pensei em substituição. A "Turma Jovem" será outro núcleo, com outras revistas", diz Mauricio de Sousa à Folha.
"Era uma velha curiosidade minha e dos leitores", disse o quadrinista sobre as motivações da transformação. "Como seriam os personagens depois que crescessem? O que se modificaria? O que se firmaria na personalidade de cada um?"
Muitas coisas mudaram e já puderam ser percebidas no número zero de "Turma da Mônica Jovem", que foi distribuído em julho e serviu como "aperitivo" do que virá nas novas revistas. Além da diferença de idade --eles estão oito anos mais velhos--, cada personagem passou por transformações individuais.
Mônica não é mais baixinha ou gorducha; Magali preocupa-se com a qualidade da sua alimentação; Cascão toma banho "de vez em quando"; e Cebolinha, após fazer um tratamento com uma fonoaudióloga, não troca mais as letras --e prefere ser chamado de Cebola.
"Cada um manteve sua característica, só que menos evidente. Na adolescência as preocupações vão além de suas próprias características", afirma Mauricio. "Está havendo uma curiosidade pelos personagens crescidos justamente por essa possibilidade de novos temas."
A outra mudança é no estilo dos desenhos, mais próximos dos mangás. "Na verdade, emprestamos do estilo mangá a expressividade dos olhos, algumas cenas mais ágeis e a impressão em preto-e-branco", diz Mauricio. "Eu diria que a "Turma da Mônica Jovem" é uma mescla de meu estilo com o mangá e não apenas mangá. Não perdemos as características básicas, mas adotamos uma tendência que está aí na preferência desse público."
A revista "Turma da Mônica Jovem" será maior que as demais em que os personagens aparecem: terá 128 páginas. Além dos leitores habituais de Mauricio, a nova linha também quer atrair os fãs dos mangás.
É um novo caminho que se abre para os personagens, para quem cria as histórias e, principalmente, para os leitores habituais da Turma da Mônica.

Nenhum comentário: