quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Autor Michael Crichton, de "O Parque dos Dinossauros", morre aos 66 anos


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u464540.shtml

O autor Michael Crichton, conhecido por conseguir colocar suas obras nas listas de livros mais vendidos nos EUA, morreu aos 66 anos em Los Angeles, no Estado americano da Califórnia.
Crichton é autor de "O Parque dos Dinossauros", que inspirou o cineasta Steven Spielberg na adaptação do filme de mesmo nome. O diretor emitiu uma nota lamentando a morte do escritor. 
Médico que se tornou um escritor e cineasta, Crichton vendeu mais de 150 milhões de cópias no mundo todo, segundo a Reuters. Ele é autor de obras como "O Enigma de Andrômeda", "Estado de Medo" e "Revelação", todas pela editora Rocco no Brasil. 
Crichton também foi premiado por seu trabalho na série "ER" da qual á criador. Ao total, o programa ganhou 113 prêmios e foi indicado a 258, segundo site IMDb. 
Nos Estados Unidos, a série começou a ser transmitida em 1994. 
O escritor lutava há anos contra um câncer, segundo familiares declararam à agência Associated Press. 
"Por meio de seus livros, Michael Crichton serviu como uma inspiração para estudantes de todas as idades, desafiou cientistas em muitos campos e iluminou os mistérios do mundo em uma maneira que todos pudessem compreender", informou a família em uma nota. 
Aquecimento global e "Andrômeda" 
Crichton era cético em relação aos efeitos do aquecimento global e o livro "Estado de Medo", de 2004, coloca os como maiores vilões os "eco-terroristas". 
Muito do trabalho de Crichton reflete sua formação médica, incluindo "O Enigma de Andrômeda", uma obra que conta a história de cientistas lutando contra um micoorganismo vindo do espaço. 
"O Enigma de Andrômeda" também foi o primeiro romance de Crichton adaptado para Hollywood. Um caminho que posteriormente foi seguido por "O Homem Terminal", "Congo" e outros. 
Ele escreveu o roteiro e dirigiu em 1973 o filme "Westworld --Onde Ninguém Tem Alma", com Yul Brynner como um robô que, após um problema técnico, se torna um pistoleiro em um parque de diversões. O filme, segundo a Reuters, foi o primeiro de Hollywood a usar largamente imagens digitais e posteriormente se tornou uma série de TV. 
No entanto, Crichton ficou mais conhecido por "O Parque dos Dinossauros" e "Mundo Perdido", que se transformaram em duas adaptações com bilheteria vigorosa nos anos 1990. O escritor é co-roteirista de "O O Parque dos Dinossauros" e também de "Twister" (1996), também baseado em um livro homônimo, dirigido por Jan de Bont com Helen Hunt no elenco.

Nenhum comentário: