domingo, 28 de setembro de 2008

Paul Newman morreu ao lado de esposa e das cinco filhas

Paul Newman (Cleveland, 26 de janeiro de 1925 - Westport, 26 de setembro de 2008)
Paul Newman com Julia Roberts






Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u449568.shtml
Paul Newman, um das últimas grandes estrelas do século 20, morreu nesta sexta-feira em sua casa, em Westport, Connecticut, aos 83 anos, depois de perder uma longa batalha contra o câncer. O ator estava ao lado de sua esposa Joanne Woodward, também atriz, e de suas cinco filhas.
Ele atuou em quase 60 filmes em mais de 50 anos, com uma graça, inteligência e bom humor que o tornou uma lenda. Mesmo assim, ele foi ambicioso, ator intelectual e um estudante apaixonado de sua arte e conseguiu o que seus colegas acharam impossível: continuar uma grande estrela em um e carismático ator.
Se Marlon Brando e James Dean definiram a figura masculina americana como o rebelde sem causa, Paul Newman recriou-se como um simpático renegado, uma figura de beleza marcante e olhos azuis cujo magnetismo era quase impossível de resistir, seja em qual grande sucesso for.
Ele apareceu em cerca de 60 filmes ao longo de 50 anos. Em maio de 2007, ele desistiu de atuar. "Eu não sou capaz de trabalhar mais, não no nível em que eu quero", disse à rede americana ABC.
"Você começa a perder sua memória, você começa a perder sua confiança, você começa a perder sua invenção. Então eu acho que o livro fechou para mim", completou.
Ele tentou diminuir as preocupações sobre sua doença depois de relatos de que estava se tratando de câncer, em Nova York. Neste ano, ele saiu da produção de "Of Mice and Men" por causa de problemas não especificados de saúde. Ele divulgou comunicado dizendo que estava "indo bem".
Em agosto, o ator, que sofria com um câncer de pulmão, pediu a sua família que o levasse para casa para morrer. Newman havia recebido vários tratamentos de quimioterapia no Hospital de Nova York.

Nenhum comentário: