domingo, 28 de setembro de 2008

Veja repercussão da morte de Paul Newman na imprensa internacional





Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u449569.shtml
O ator americano Paul Newman morreu neste sábado após uma longa batalha contra um câncer de pulmão, informou seu porta-voz, neste sábado. Newman, conhecido por seus marcantes olhos azuis, foi um dos maiores atores da história de Hollywood.
Em junho, veio a notícia de que Newman, que tinha sido um ávido fumante, estava com câncer de pulmão. Nos últimos anos de vida, Newman vinha se dedicando ao trabalho filantrópico e destinou US$ 250 milhões a diversos projetos no mundo todo.
Veja repercussão da morte de Paul Newman na imprensa internacional:
"The New York Times" (EUA)
Paul Newman morre aos 83

Paul Newman, um das últimas grandes estrelas do século 20, morreu nesta sexta-feira em sua casa, em Westport, Connecticut, aos 83 anos.
A causa foi o câncer, disse Jeff Sanderson da Chasen & Company, assessor de Newman.
Se Marlon Brando e James Dean definiram a figura masculina americana como o rebelde sem causa, Paul Newman recriou-se como um simpático renegado, uma figura de beleza marcante e olhos azuis cujo magnetismo era quase impossível de resistir, seja em qual grande sucesso for.
Ele atuou em dezenas de filmes em mais de 50 anos, com uma graça, inteligência e bom humor que o tornou uma lenda. Mesmo assim, ele foi ambicioso, ator intelectual e um estudante apaixonado de sua arte e conseguiu o que seus colegas acharam impossível: continuar uma grande estrela em um velho e carismático ator.
"The Guardian" (Reino Unido)
Paul Newman morre aos 83 anos

A lenda das telas Paul Newman morreu aos 83 anos depois de perder uma longa batalha contra o câncer. Newman morreu ontem em sua fazenda perto de Westport, Connecticut, informou seu assessor, Jeff Sanderson. Ele estava cercado pela família e pelos amigos próximos.
Newman foi nomeado ao Oscar dez vezes e ganhou um troféu de melhor ator em 1987, pela "Cor do Dinheiro". O ator com olhos azuis marcantes é mais conhecido pelos papéis de protagonista em "The Hustler", "Cool Hand Luke" e pela parceria com o amigo de longa-data, Robert Redford, com quem atuou em "Butch Cassidy".
Ele apareceu em cerca de 60 filmes ao longo de 50 anos. Em maio de 2007, ele desistiu de atuar. "Eu não sou capaz de trabalhar mais, não no nível em que eu quero", disse à rede americana ABC.
"Você começa a perder sua memória, você começa a perder sua confiança, você começa a perder sua invenção. Então eu acho que o livro fechou para mim", completou.
Ele tentou diminuir as preocupações sobre sua doença depois de relatos de que estava se tratando de câncer, em Nova York. Neste ano, ele saiu da produção de "Of Mice and Men" por causa de problemas não especificados de saúde. Ele divulgou comunicado dizendo que estava "indo bem".
"El País" (Espanha)
Morre aos 83 anos o ator Paul Newman

Ator norte-americano Paul Newman morreu aos 83 anos, conforme confirmou seu porta-voz à agência Reuters. A notícia foi confirmada nesta tarde pela fundação Dynamo Camp Limestre, fundada pelo próprio Newman.
Vincenzo Manes, presidente da fundação, com sede em Pistoia (Itália) confirmou na tarde deste sábado a morte do ator mítico, diretor e produtor. "Esta manhã recebi um e-mail dos Estados Unidos dizendo que Paul Newman não estava mais entre nós", disse Manes.
Segundo o "El País" apurou, o e-mail veio de uma pessoa próximo ao ator que trabalha na fundação Hole in the Wall, também dedicada a cuidar de crianças doentes.
Em agosto, o ator, que sofria com um câncer de pulmão, pediu a sua família que lhe o levasse para casa para morrer. Newman havia recebido vários tratamentos de quimioterapia no Hospital de Nova York e passou os últimos dias ao lado de sua mulher, Joanne Woodward, e suas filhas.
"Corriere della sera"(Itália)
Adeus a Newman, o belo de Hollywood

Paul Newman, um dos atores mais famosos de Hollywood, morreu nesta sexta-feira. Ele tinha 83 anos e vivia com a mulher, Joanne, em New Haven, Connecticut. A notícia foi divulgada esta manhã por Vincenzo Manes, presidente da fundação Dynamo Camp de Limestre (Pistoia), que faz parte da organização internacional de caridade fundada pelo ator americano.
A confirmação foi feita pelo porta-voz do ator. "às 7h30, recebi um e-mail da América no qual soube que Paul Newman não está mais entre nós", disse Manes, na festa anual da fundação.
A notícia do câncer no pulmão que o estava devastando foi divulgada oficialmente em 31 de julho deste ano no Sloan-Kettering Cancer Center, de Nova York. Logo depois, a mídia escreveu que Newman tinha apenas poucas semanas de vida, embora estivesse fazendo quimioterapia.
Em agosto, saiu do hospital dizendo: "vou morrer em casa". Em maio de 2007, o ator anunciou que queria deixar o cinema para dedicar-se somente a iniciativas humanitárias.

Nenhum comentário: