quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Tudo sobre a despedida do Toonami


Fonte: http://www.anmtv.com.br/
Um dos assuntos mais comentados pelos internautas neste fim de semana foi sem dúvida alguma foi sobre o fim do bloco Toonami nos Estados Unidos. Enquanto o Toonami por aqui desapareceu sem deixar rastros, por lá a coisa foi bem diferente. Na realidade a história começou já na sexta-feira, Os americanos já debatiam dentro de fóruns especializados, sobre um recado dado por Jason DeMarco, co-criador do bloco Toonami, e que havia sido postado no fórum Toonami Fan, onde os telespectadores foram avisados que haveria um pronunciamento sobre alguma coisa no fim do bloco, neste último sábado. O alvoroço causado pela "surpresa", deixou todos com muita expectativa, alguns pensavam que poderia ser um novo anime, um outro bloco, mas nunca imaginariam o que estaria por vir. No Sábado à noite, ao final do Toonami, todos ficaram sabendo sobre o que se tratava o tal anúncio: o Cartoon Network exibiu a vinheta de despedida do bloco que saiu definitivamente da grade.
O Toonami nos EUA sempre exibiu vinhetas, animações em 3D, com o robô TOM, em suas diversas versões ao longo dos onze anos e meio de vida, acompanhado de outros robôs, apresentando a abertura e encerramento e anunciando os programas também. Ao final do último Toonami, TOM4 (como era conhecida essa última encarnação desse robô) fez seu discurso final, enquanto seus outros amigos robôs preparavam a contagem final para o encerramento do bloco. Aqui está a tradução de seu último discurso:
"Bem, este é o fim, meus amigos. Depois de mais de onze anos, esta é a transmissão final do Toonami. Foi muito divertido. Nós gostaríamos de agradecer a todos e a cada um de vocês que nos acompanharam nessa jornada. O Toonami não teria sido nada sem vocês. Esperamos que tenhamos deixado a vocês boas lembranças. Então até nos encontrarmos novamente, stay gold!" (sei lá o que ele quis dizer com isso, hehe); E enquanto ele partia, voando em direção ao por do sol, ele soltou sua última frase: "Bang!"

Enquanto isso no fórum sobre o Toonami do site americano Toon Zone, no momento em que o bloco estava sendo exibido, recebeu uma quantidade recorde de visitantes e de posts, a maioria surpresos com a decisão. Inclusive de um representante da empresa FUNimation, que comentou que estava na convenção Anime Weekend Atlanta, na apresentação em que o CN anunciou o fim do bloco. Ele contou também que escutou o anúncio do Cartoon Network ao lado de alguns fãs que ficaram "chocados e entristecidos" com a notícia, e que estava lá no fórum, comentando com todos sobre o fim do Toonami, porque este havia sido "a casa de Dragon Ball Z", anime cujos direitos nos EUA estão com a FUNimation.
Entretanto, segundo o que um representante do canal falou na apresentação, o Toonami foi cancelado devido a baixas audiências. Também por esse motivo, segundo ele, o canal retirou One Piece e Mär da grade e transferiu Code Geass, que estava sendo exibido aos sábados a noite no Adult Swim, para o horário das cinco da manhã de domingo. São inúmeras controvérsias sobre este assunto, os fãs gostavam do bloco e o prestigiavam e mesmo assim havia por parte da emissora, um desgosto por causa de sua pífia audiência (nos EUA ela é medida em milhões), algo que pra muitas pessoas isso parece algo impossível de acreditar. A verdade é que o Cartoon Network parece querer desvencilhar-se de ser um canal "exibidor de animes", tanto que o Adult Swim de lá está exibindo cada vez menos animações japonesas, uma tentativa que deixa a entender que preferem focar-se mais em suas próprias produções, investindo menos em animes.
A estratégia da matriz é quase idêntica a da filial latina e brasileira, segundo o próprio canal falou ao ANMTV a 2 meses atrás: " O Toonami não existe mais, apesar de continuarmos exibindo animes, decidimos não colocar mais em um bloco". Ou seja, em outras palavras a mesma coisa ocorrerá nos EUA, com a diferença de que as reprises e episódios inéditos são bem diferentes do que acontece em nosso Cartoon Network. Em alguns países do mundo a marca Toonami ainda existe, principalmente em países asiáticos como Coréia do Sul, Japão Índia e Thailândia (os dois últimos exibem séries de tokusatsu dentro do bloco). Infelizmente depois dessa as chances de um suposto retorno do bloco em 2009 na América Latina (atuais boatos), estão totalmente descartados. O que devemos ter é apenas as costumeiras exibições de animes aleatóriamente dentro da programação.

Nenhum comentário: