quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Filme em estilo documental tem Anne Hathaway no elenco


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u440978.shtml
Um drama familiar filmado no estilo documental marca a participação do diretor Jonathan Demme ("O Silêncio dos Inocentes" e "Philadelphia") não só no Festival de Veneza, mas também muito provavelmente no Oscar 2009 (já venceu em 1992 como melhor diretor).
"Rachel Getting Married" (Raquel se casando) traz uma Anne Hathaway ("O Diabo Veste Prada") em grande momento. Anne interpreta Kym, que sai da clínica de reabilitação de drogas direto para os preparativos do casamento de sua irmã Rachel.
Kym carrega um peso nos ombros: drogada, aos 16, causou o acidente de carro que matou seu irmão menor, anos atrás. A família não consegue se livrar desse fantasma. Todos se acusam, brigam, passam do amor ao ódio em instantes. E a câmera vai seguindo os personagens trêmula, por vezes desfocada.
"Sim, desta vez fui muito influenciado pelos documentários", afirmou hoje Jonathan Demme em Veneza. "Comecei a dirigir documentários nos anos 90 e é curioso como, quando fazemos filmes, tentamos fazê-los parecer reais, e quando dirigimos documentários, buscamos o drama nas histórias retratadas."
"O câmera deste filme é o mesmo que tem feito documentários comigo. E ele veio com essa idéia: 'Vamos fingir que estamos fazendo um documentário?' Então, ele colocou a câmera no ombro e filmava em 360 graus. Nem os atores nem nós sabíamos o que nem quem ia ser filmado. Apenas dizíamos para eles começarem a interpretar e íamos filmando, mudando de salas."
Assim, às vezes a câmera acompanhando um dos personagens, de repente o larga e segue outro.
Hathaway afirmou que Kym foi a personagem mais complexa que já interpretou. "Apesar de ele carregar esse peso, nunca a vi como uma garota 'dark', mas sim como o centro de um furacão. Não tenho irmãs, só irmãos. E, ao contrário do que parece acontecer com Kym no início do filme, eu sou uma grande amiga dos meus irmãos. Para mim, ela é apenas uma garota que luta por um lugar em sua família."

Nenhum comentário: