quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Filme sobre Che com Rodrigo Santoro no elenco estréia na Espanha


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u440739.shtml
interpretar Raúl Castro, irmão de Fidel, em "El Argentino" e "Guerrilha", filmes do diretor americano Steven Soderbergh que mostram a vida do revolucionário Ernesto Che Guevara.
"Foi uma honra fazer esse filme e interpretar um personagem dessa importância", disse Santoro em entrevista na apresentação do filme na Espanha, onde estreará na próxima sexta-feira (5).
O ator passou dois meses em Cuba fazendo pesquisas sobre a vida do atual presidente cubano para poder interpretá-lo.
"Durante esse tempo, conheci Cuba de uma forma especial", comentou Santoro.
O filme foi dividido em duas partes, a primeira trata do momento histórico em que Che, Fidel e outros cubanos exilados invadem a ilha caribenha em 1956 e destituem o ditador Fulgêncio Batista. A segunda parte, porém, narra a viagem de Che a Nova York, quando ele discursou na ONU e viu crescer o mito em torno de sua figura.
No Brasil, a primeira parte do longa não tem data certa para estrear, mas, de acordo com a distribuidora Europa Filmes, deve ser nos primeiros meses de 2009.
O ator porto-riquenho Benicio del Toro, intérprete de Che, que assim como Santoro esteve hoje em Madri para promover "El Argentino", elogiou a figura de lutador de seu personagem.
Ele contou sua experiência na hora de dar vida ao revolucionário argentino, cuja figura estudou durante anos para poder interpretá-lo.
"Che era um homem coerente, como se pode ler no diário que escreveu durante seus anos na Bolívia, mas o que mais me chamou a atenção foi sua energia e sua força", afirmou o ator, que ressaltou não pretender "ser" Guevara, mas "Benicio fazendo Che".
"El Argentino" conta os anos que vão desde que Che conhece Fidel Castro no México, passando pela viagem dos dois a Cuba, a participação na revolução e, finalmente, mostra como eles conseguem tomar o controle de Havana.
Mais adiante, estreará "Guerrilha", filme que, segundo Del Toro, é praticamente baseado no diário escrito por Che na Bolívia e que termina nos últimos anos de sua vida.

Nenhum comentário: