terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Audiência: Cartoon Network perde novamente para o Disney Channel


Fonte: http://www.anmtv.com.br/
Pelo visto 2009 não vai ser um bom ano para o Cartoon Network, a exemplo do que aconteceu no ano passado, o canal voltou a perder seu posto de líder da TV por assinatura, dentre os canais infantis, e mais uma vez pelo seu maior concorrente: Disney Channel. O Cartoon Network era líder desde 2001 e nesta época, os animes eram fartos em sua programação e sua aproximação com o público também, a audiência correspondia e o canal investia mais ainda. Infelizmente com a mudança de executivos (como a saída de Jim Samples) veio uma série de modificações para o canal, que na opinião dos mesmos estava deixando de ser infantil e tornando-se "adulto" demais e seu foco não é este público.
Para o colunista da Folha de S.Paulo, Daniel Castro, a queda de audiência do Cartoon Network deve-se ao fato de que, os desenhos animados não estão agradando as crianças e os adolescentes. Na verdade todos nós sabemos o motivo: a retirada dos animes de sua programação é o fator principal deste problema, por mais que muitos neguem, todos sabemos que os animes dão audiência para qualquer canal que resolva adquirí-los e no caso do Cartoon Network, tornaram-se um complemento muito importante em sua programação. Não adianta pensar que os desenhos clássicos seriam os salvadores do ibope porque sabemos que isso não é verdade. Se nos dia de hoje funcionassem tão bem, obviamente ele continuaria sendo líder, mas se não está dando certo é porque não agradam, e fazer isso com um público acostumado com animes é muito difícil. Somem isso a retirada do Adult Swim, um bloco que atraía o público mais velho.
Ainda segundo Daniel Castro, apesar de sua grande distribuição, em 2008, ele caiu de 20,9 mil lares atingidos por minuto das 8h da manhã à 1h da madrugada, em 2007, para 17 mil em 2008, segundo dados do ibope. Já o Disney Channel, que ocupava apenas a sexta posição em 2007, saltou para 22 mil lares frente aos antigos 12,1 mil. O crescimento também está relacionado à melhor distribuição. O terceiro canal mais visto de 2008 foi o Discovery Kids, o segundo colocado em 2007.
Mudar toda a programação não é algo exclusivamente do Cartoon Network Latino-Americano, algo semelhante aconteceu na matriz americana onde os animes também perderam espaço. Já no resto do mundo são os europeus os grandes "sortudos", em algumas filiais o Toonami ainda existe e é composto por animes e séries de tokusatsu. Com esse novo embate, resta saber se agora haverá mudanças significativas na postura do CN daqui por diante, ou se vai manter-se indiferente a esta situação como fez até agora.

Nenhum comentário: