quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Ator de "...E o Vento Levou" foi espião na Segunda Guerra


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u440225.shtml
O ator britânico Leslie Howard, conhecido por seus papéis em filmes como "...E o Vento Levou" e "Pigmaleão", foi agente do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial, de acordo com o livro "O Vôo de Ibis".
Escrito pelo espanhol José Rey-Ximena, o livro mistura a biografia do autor, que também trabalhou em filmes como "Intermezzo", com a pesquisa feita por ele ao longo de mais de duas décadas.
Howard nasceu no Reino Unido, passou a infância em Viena, falava alemão e tinha consciência do perigo representado pela ascensão de Adolf Hitler ao poder na Alemanha.
Por esse motivo, participou ativamente da resistência britânica, fazendo filmes e incentivando os cidadãos a enfrentarem a invasão alemã em uma guerra que, em vários momentos, parecia perdida para os seu país.
O ator morreu em 1943 quando o avião que o levava da Espanha para o Reino Unido, o Ibis, foi derrubado por caças nazistas.
Howard retornava a seu país após uma viagem de mais de um mês pela Espanha e Portugal, supostamente para dar palestras sobre Hamlet, uma circunstância "impossível", segundo Rey-Ximena, devido "à importância de Leslie e ao momento tão crucial para a guerra" vivido na época.
Várias cartas entre Howard e Anthony Eden, então secretário de Defesa do Reino Unido, revelam que o ator foi enviado à Espanha por "vontade do governo para cumprir com os esforços de guerra britânicos".

Nenhum comentário: