quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Coleção "Moda Brasileira" faz recorte da obra de estilistas


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u440385.shtml
A desabitada estante da biblioteca de moda brasileira vai ficar um pouco menos vazia. Será ocupada pelos estilistas André Lima, Clô Orozco, Lenny Niemeyer, Marcelo Sommer e Reinaldo Lourenço.
Eles são os nomes da segunda leva da coleção "Moda Brasileira", que foi lançada pela Cosac Naify terça, às 20h, no átrio do shopping Morumbi, patrocinador do projeto.
A coleção chegou às livrarias em novembro de 2007, quando foi publicada a primeira leva de livros -com Alexandre Herchcovitch, Glória Coelho, Ronaldo Fraga, Walter Rodrigues e Lino Villaventura.
Para o leitor, os volumes apresentam um recorte da obra dos estilistas em belos cadernos de imagens, que não se restringem a reproduzir coleções ou catálogos -reúnem referências e fotos de processo de criação. As biografias são contadas em textos irregulares.
Para os estilistas, é um convite a reavaliar suas trajetórias -"foi um grande mergulho", diz André Lima- e uma consagração -"[o livro] perpetua, te coloca na história da moda", diz Lenny Niemeyer.
Cronologia
Enquanto acompanha a carreira dos cinco estilistas, o leitor percorre marcos da cronologia da moda. Do Mercado Mundo Mix vai ao Phytoervas Fashion, passa pela Semana de Moda e chega à SPFW.
No livro de Sommer, passeia pelos mecanismos do streetwear. No de Lenny Niemeyer, mergulha na história dos trajes de banho. No de Clô Orozco, visita Paris na chegada do minimalismo japonês dos anos 80. Todos os volumes terminam com uma linha do tempo, que demarca a trajetória dos estilistas e retraça pontos marcantes da moda brasileira. Na segunda leva, a linha vai até 1950 -no livro de Lenny Niemeyer.
"Contemporânea"
Gerações anteriores, estilistas mortos, aposentados e deputados vão ficar de fora.
"A coleção é uma coisa contemporânea", diz Mariana Lanari, editora de moda da Cosac Naify e coordenadora da coleção. Segundo ela, os antepassados estão nos planos da editora, "mas de forma diferente, em projetos de livros".
A pedido da Folha, os estilistas abordados nessa leva indicaram um colega para ser tema de volume em uma leva futura (veja ao lado). Marcelo Sommer, André Lima e Reinaldo Lourenço pediram Dener.
Volumes posteriores dessa mesma série, esses sim virão.
"A coleção continua, mas em ritmo mais lento", diz Lanari.
Ela não divulga quem poderá ser tema dos próximos livros, mas faz um apelo aos estilistas.
"Organizem seus acervos." Qualquer série que aborde um estilista por volume aponta para a "Universos da Moda" -aquela de livros brancos, com títulos como "Dior" e "Klimt e a Moda"-, publicada pela Cosac Naify. "Pegamos a coleção e tentamos superá-la", diz Lanari. O salto à frente se deve, principalmente, ao premiado projeto gráfico.
O que vem por aí
Nos planos da editora, além do livro sobre Dener, estão livro sobre Isabelle De Borchgrave, artista belga que faz réplicas em papel de trajes históricos (www.isabelledeborchgrave.com), um apanhado dos textos de moda escritos por Flávio de Carvalho no "Diário de São Paulo" nos anos 50 e um livro de história da moda -a editora está selecionando qual título será traduzido.

Nenhum comentário: