quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Festival de Cinema de Toronto inicia temporada do Oscar

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u441024.shtml
oficialmente a temporada do Oscar. Muitos dos longas-metragens já foram exibidos este ano em festivais como Cannes e Veneza. Mas Toronto é visto como plataforma de lançamento para as estréias norte-americanas e para filmes que vão candidatar-se ao Oscar.
O festival começa nesta quinta-feira, com sessão de gala de "Passchendaele", do diretor canadense Paul Gross, sobre a catastrófica batalha de mesmo nome na 1ª Guerra Mundial.
Este ano o festival vai exibir, ao longo de dez dias, 312 longas e curtas de 64 países. A programação é um pouco menor que a do ano passado.
Freqüentemente descrito como "festival do povo" devido à relativa facilidade do público em conseguir ingressos, Toronto não tem mostra competitiva formal, mas confere o prêmio "Escolha Popular", com base nos votos do público.
Entre os 116 filmes que farão sua estréia mundial estarão "Miracle at St. Anna", de Spike Lee, sobre um grupo de soldados afro-americanos na Itália na 2a Guerra Mundial, e "The Lucky Ones", estrelado por Tim Robbins, sobre um grupo de veteranos que retornam da guerra do Iraque.
Mas os distribuidores também estarão atentos para fechar contratos com filmes desconhecidos que tenham potencial para fazer sucesso, como "Juno", que no ano passado surgiu em Toronto e acabou recebendo o Oscar de melhor roteiro original, além de ser indicado em três outras categorias.

Nenhum comentário: