quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Festival do Rio terá filmes de Nachtergaele e Selton Mello

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u440884.shtml
O Festival do Rio anunciou os longas brasileiros selecionados para a mostra Première Brasil de sua edição 2008 (25/9 a 9/10). Oito títulos compõem a disputa de ficção.
Quatro deles já foram exibidos em outros festivais -"Feliz Natal", de Selton Mello, participou do 1º Festival Paulínia de Cinema, de onde saiu com os prêmios de melhor direção e atriz coadjuvante (Darlene Glória e Graziella Moretto).
"A Festa da Menina Morta", de Matheus Nachtergaele, "Juventude", de Domingos Oliveira, e "Vingança", de Paulo Pons, competiram no 36º Festival de Gramado. O filme de Nachtergaele recebeu cinco troféus Kikito e o de Oliveira, quatro. "Vingança" não teve prêmios.
Os demais competidores da Première Brasil são: "Apenas o Fim", de Matheus Souza; "Rinha", de Marcelo Galvão; "Se Nada Mais Der Certo", de José Eduardo Belmonte; e "Verônica", de Maurício Farias.
Segundo a diretora-executiva do Festival do Rio, Ilda Santiago, a seleção foi feita entre cerca de 80 inscritos. Ela diz que o critério de ineditismo da Première se restringe à cidade do Rio e que a escolha dos títulos foi pautada pelo objetivo de "apresentar um painel do cinema brasileiro em todas as suas potencialidades no ano".
Dez filmes integram a disputa entre documentários, que Santiago classifica como "absolutamente magnífica". A Première Brasil é composta ainda por uma seleção de cinco documentários biográficos ("Retratos") e seis filmes que tematizam o Rio ("Cenas do Rio"). Fora de competição, serão apresentadas cinco ficções, incluindo os novos longas de Julio Bressane ("A Erva do Rato") e Guel Arraes ("Romance"), e cinco documentários, como "Garapa", de José Padilha.
Na abertura do festival, será exibido "Última Parada - 174", de Bruno Barreto, um relato ficcional da trajetória do seqüestrador do coletivo 174.

Nenhum comentário: