quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Guitarra queimada por Hendrix é leiloada por 280 mil libras


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u441535.shtml
A primeira guitarra que o músico Jimi Hendrix queimou no palco foi vendida nesta quinta-feira por 280 mil libras (um pouco mais de R$ 848 mil) em um leilão em Londres dedicado a pertences de estrelas do rock.
A guitarra, uma Fender Stratocaster, era uma das jóias do leilão, no qual também era disputado o primeiro contrato assinado pelos Beatles com o empresário Brian Epstein, as impressões digitais de Elvis Presley e o último caderno de Jim Morrison (1943-1971), líder do The Doors.
Hendrix ateou fogo à guitarra no fim de um show em Londres em março de 1967 e teve que ser levado para o hospital por sofrer queimaduras leves.
Posteriormente, o guitarrista e cantor, que morreu em 1970 aos 27 anos por causa de uma overdose, se tornaria famoso pelo ritual de queimar a guitarra em suas performances.
O primeiro contrato dos The Beatles foi vendido por 240 mil libras (R$ 726,9 mil).
Epstein era chamado por alguns de "o quinto Beatle", pois foi quem decidiu apostar no grupo após assistir a uma apresentação dos então desconhecidos garotos de Liverpool no Cavern Club.
O leilão, batizado de "It's More Than Rock and Roll" ("É mais que Rock and Roll", em tradução livre), foi realizado na galeria Idea Generation.

Nenhum comentário: