quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Morre, aos 62 anos, o rabequeiro Mestre Salu


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u439927.shtml
Morreu por volta das 7h30 deste domingo, em Recife (PE), Manoel Salustiano Soares, 62, o Mestre Salu, um dos maiores rabequeiros do país. O músico, que estava internado havia uma semana no Procape (Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco), foi vítima de arritmia cardíaca provocada pela doença de Chagas.
Mestre Salu tinha a doença de Chagas (causada por um protozoário e transmitida pelo barbeiro) havia cerca de 20 anos. Há trinta dias, o músico colocou seu terceiro marcapasso, por conta do esgotamento da bateria do anterior.
O cardiologista Afonso Albuquerque, que atendia Salustiano, disse que o músico chegou a se recuperar de outros episódios de arritmia cardíaca durante a semana, mas não conseguiu resistir ao último.
O velório ocorreu na Casa da Rabeca, em Olinda (PE), um espaço criado por Mestre Salu há cinco anos para dar "mais oportunidade a artistas populares", segundo Edielson de Souza, sobrinho do rabequeiro e que faz parte da administração da Casa.
Souza contou que a rabeca fazia parte da vida de Mestre Salu desde a infância. "Ele tocava desde os sete anos com o pai, João Salustiano", afirmou.
O sobrinho disse que a fama de Mestre Salu ser o precursor manguebeat vem do fato de que muitos artistas do movimento musical procuraram o rabequeiro "para fazer maracatu juntos". "Era como se ele desse aulas a Chico Science, Siba e Antônio Nóbrega", afirmou.
Mestre Salu nasceu em Aliança (94 km de Recife), onde fundou a associação dos maracatus da cidade. Durante sua carreira, gravou quatro discos. Ele deixa mulher e 15 filhos.

Nenhum comentário: