Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u440323.shtml
Como acontece com toda tecnologia revolucionária, a internet tornou-se tão onipresente que seus usuários não conseguem imaginar o mundo sem ela.
"É um milagre que nós passamos a considerar comum", diz John Heilemann, o apresentador da série "A Internet" ("Download: The True Story of the Internet"), que tem estréia on-line amanhã (no site www.discoverybrasil.com), com o objetivo de lembrar ao público quão espantoso foi o avanço da rede na última década.
Há 15 anos, não havia nem navegadores --os "browsers" como o Internet Explorer, que são a porta de entrada para os sites. É justamente deles que trata o primeiro episódio da série, "A Guerra dos Navegadores", que estréia amanhã no site do Discovery Channel. Na semana seguinte (11/9), ele será exibido na TV e, a partir daí, os demais episódios serão apresentados semanalmente, só no canal.
"A Internet" tem ritmo ágil, humor e uma linguagem coloquial que é acessível aos leigos sem aborrecer os iniciados.
Heilemann, o apresentador, é um dos principais repórteres da revista "Wired" e, como tal, cobriu de perto os acontecimentos de que trata a série --sua familiaridade com os temas e com os entrevistados (gente como Tim Berners-Lee, o inventor da rede, Jeff Bezos, da Amazon, e Chris DeWolfe, do MySpace) é um ponto forte.
Dinheiro e intrigas
Outro ponto forte da série é sua ênfase nas inúmeras intrigas que envolveram os empreendedores da rede, com muitos processos judiciais e competição desleal.
O primeiro episódio já traz uma das batalhas mais célebres, entre a Microsoft e a Netscape, que lançou o primeiro navegador e ameaçou desbancar a empresa de Bill Gates.
No segundo, "A Pesquisa", o foco está nos mecanismos de busca, como o pioneiro Yahoo! e o Google, que inovou ao organizar o resultado das buscas e também deu o grande salto comercial, transformando o site numa eficiente ferramenta de pesquisa de marketing e de gostos do consumidor.
Um dos melhores episódios é o terceiro, que trata do surgimento e da explosão da "bolha" da web, na virada do século.
Ele mostra como a mistura de "ignorância, entusiasmo e ganância" fez com que "todo mundo fosse atrás de ações de qualquer coisa com um '.com' no nome", criando uma situação insustentável e torrando bilhões de dólares.
Mas também pondera sobre os benefícios dessa "destruição criativa", como o surgimento de uma infra-estrutura técnica para a internet em apenas cinco anos, no embalo do crescimento da indústria.
"O Futuro Digital", o último episódio, trata do surgimento da internet como a usamos hoje, a web 2.0 e suas redes sociais, seus sistemas de trocas de arquivos e de informações, seu lema de "poder aos usuários". Os entrevistados são jovens como Chad Hurley (YouTube) e Kevin Rose (Digg).
A Internet
Quando: estréia amanhã, no site www.discoverybrasil.com/internet; na TV, às quintas, a partir de 11/9, às 23h
Onde: no Discovery Channel
Quanto: livre
Como acontece com toda tecnologia revolucionária, a internet tornou-se tão onipresente que seus usuários não conseguem imaginar o mundo sem ela.
"É um milagre que nós passamos a considerar comum", diz John Heilemann, o apresentador da série "A Internet" ("Download: The True Story of the Internet"), que tem estréia on-line amanhã (no site www.discoverybrasil.com), com o objetivo de lembrar ao público quão espantoso foi o avanço da rede na última década.
Há 15 anos, não havia nem navegadores --os "browsers" como o Internet Explorer, que são a porta de entrada para os sites. É justamente deles que trata o primeiro episódio da série, "A Guerra dos Navegadores", que estréia amanhã no site do Discovery Channel. Na semana seguinte (11/9), ele será exibido na TV e, a partir daí, os demais episódios serão apresentados semanalmente, só no canal.
"A Internet" tem ritmo ágil, humor e uma linguagem coloquial que é acessível aos leigos sem aborrecer os iniciados.
Heilemann, o apresentador, é um dos principais repórteres da revista "Wired" e, como tal, cobriu de perto os acontecimentos de que trata a série --sua familiaridade com os temas e com os entrevistados (gente como Tim Berners-Lee, o inventor da rede, Jeff Bezos, da Amazon, e Chris DeWolfe, do MySpace) é um ponto forte.
Dinheiro e intrigas
Outro ponto forte da série é sua ênfase nas inúmeras intrigas que envolveram os empreendedores da rede, com muitos processos judiciais e competição desleal.
O primeiro episódio já traz uma das batalhas mais célebres, entre a Microsoft e a Netscape, que lançou o primeiro navegador e ameaçou desbancar a empresa de Bill Gates.
No segundo, "A Pesquisa", o foco está nos mecanismos de busca, como o pioneiro Yahoo! e o Google, que inovou ao organizar o resultado das buscas e também deu o grande salto comercial, transformando o site numa eficiente ferramenta de pesquisa de marketing e de gostos do consumidor.
Um dos melhores episódios é o terceiro, que trata do surgimento e da explosão da "bolha" da web, na virada do século.
Ele mostra como a mistura de "ignorância, entusiasmo e ganância" fez com que "todo mundo fosse atrás de ações de qualquer coisa com um '.com' no nome", criando uma situação insustentável e torrando bilhões de dólares.
Mas também pondera sobre os benefícios dessa "destruição criativa", como o surgimento de uma infra-estrutura técnica para a internet em apenas cinco anos, no embalo do crescimento da indústria.
"O Futuro Digital", o último episódio, trata do surgimento da internet como a usamos hoje, a web 2.0 e suas redes sociais, seus sistemas de trocas de arquivos e de informações, seu lema de "poder aos usuários". Os entrevistados são jovens como Chad Hurley (YouTube) e Kevin Rose (Digg).
A Internet
Quando: estréia amanhã, no site www.discoverybrasil.com/internet; na TV, às quintas, a partir de 11/9, às 23h
Onde: no Discovery Channel
Quanto: livre
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