sábado, 6 de dezembro de 2008

Livro sobre animês sai esse ano no Brasil

Fonte: http://www.animepro.com.br/noticias.php?IdNoticia=26&Data=112008

Ainda este ano, chega às livrarias o título Traços Ideogramáticos na linguagem dos Animês. O livro tem como objetivo mostrar os princípios ideogramáticos na construção da linguagem dos animes.
Definiu-se como universo de análise seis obras, compreendendo o período dos anos 60 à primeira década de 2000, a saber: "Ribon no Kishi" (A Princesa e o Cavaleiro), "Kidou Senshi Gundam" (Móbile Suit Gundam), "Saint Seiya" (Cavaleiros do Zodíaco), "Ranma ½"; "Shin Seiki Evangelion" (Neon Genesis Evangelion) e "Sen to Chihiro no Kamikakushi" (A Viagem de Chihiro).
Para isso, a trajetória de pesquisa baseou-se em elaborar uma lista dos principais desenhos japoneses com a finalidade de encontrar os animês mais importantes historicamente e já consagrados como grandes fenômenos de audiência.
Patrícia M. Borges é a autora do livro. Ela é doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP e mestre em Educação Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Traços Ideogramáticos na linguagem dos Animês é um lançamento é da editora Via Lettera, a mesma que lançou os títulos de Sônia Bibe Luyten. Há o apoio da Fundação Japão. Ainda não há uma data definida para o lançamento oficial, que deve ocorrer nas proximidades da Av. Paulista em São Paulo. Outras informações deste lançamento saem em breve.
Retirado do blog Papo de Budega.

Nenhum comentário: