segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Há 42 anos nesta data morria o genial Walt Disney











No dia 15 de dezembro de 1966, falecia Walt Disney. Confiram algumas histórias ligadas a ele.
Origem da "Disney" 
Os antepassados de Walt eram chamados d'Isigny, e vieram de Isigny-sur-Mer na Normandia, França. Eles se mudaram para uma aldeia em Lincolnshire, Inglaterra atualmente chamada Norton Disney.
Disney tentou alistar-se no Exército, mas foi rejeitado 
Em 1917, Walt tentou alistar-se no Exército para lutar na Primeira Guerra Mundial e foi rejeitado ... porque ele era muito novo! Ele tinha 16 anos na época. E aí ele ingressou na Cruz Vermelha. Seu primeiro emprego lá? Foi conduzir uma ambulância. 
Ri-O-Gram: Disney's First Bank Went Aventure-O- 
Em 1922, Disney fundou uma empresa de animação chamada Laugh-O-Gram. A empresa imediatamente teve problemas financeiros (Disney teve de viver no escritório e tomar banho uma vez por semana junto a casa de um vizinho à estação ferroviária). Em apenas um ano, o estúdio pediu falência. Disney vendeu a sua câmera de cinema para comprar passagem de idade para Hollywood, na California. 

Antes de Mickey Mouse, houve Oswald o coelho sortudo 
Walt e Ub Iwerks Oswald criaram o 'Lucky Rabbit' (que tinha muito semelhança com Mickey) para Charles Mintz da Universal Studios. Em 1928, com o sucesso do desenho, Disney pediu a Mintz um aumento no seu orçamento. Em vez disso, Mintz assumiu sua empresa e os funcionários exigiram que Walt tivesse cortado o orçamento! 
Mintz pensou que tinha conquistado Disney - em vez disso, Walt passou a começar de novo com Iwerks e um fiel aprendiz chamado Les Clark. Tentaram esboços de diversos animais, incluindo cães, gatos, vacas, cavalos e sapo antes de assentar sobre um rato. 
A Branca de Neve de Disney 
Em 1934, Disney embarcou em seu projeto mais ambicioso: o de produzir 'Branca de Neve e os Sete Anões'. Tanto o irmão Roy e esposa Lilian tentaram falar com ele, dizendo que seria muito difícil e muito caro (Lilian disse: "ninguém vai querer pagar um tostão para uma imagem anã") A indústria do cinema hollywoodiano escarneciam-no como "Disney's Folly". 
Dois anos mais tarde, ainda em meio à produção, Walt ficou sem dinheiro. O custo de produção inicial $ 250.000 (já 10 vezes o orçamento médio de suas outras animações) ultrapassou US $ 1,5 milhão. (Valor de hoje: $ 21 milhões de dólares) Ele teve que hipotecar a casa dele e obter um empréstimo para terminar o filme. 
Em 1937, Branca de Neve e os Sete Anões foi liançado e tornou-se um sucesso instantâneo. O filme ganhou um Oscar honorário e arrecadou 66 milhões de dólares no interior do país. Ao longo do seu tempo de vida, o filme arrecadou mais de US $ 184 milhões. Nada mau para uma "loucura". 
Disney vai para a guerra 
Em 1942, um oficial da Marinha escreveu uma carta a Walt pedindo um desenho de um emblema da nova frota naval de barcos torpedo alcunhado "barcos mosquitos". Disney atendeu o pedido enviando-lhe um desenho de um mosquito montando um torpedo (a insígnia foi um sucesso tal que cada torpedeiro na frota, em breve tinha o emblema). 
Walt Disney tinha paixão por trens 
Disney construiu uma ferrovia em miniatura do seu quintal chamado Carolwood Pacific Railroad. Foi batizada com o nome da rua em que sua casa foi localizada. 
A ferrovia de Walt tinha 2615 metros de pista, incluindo loops, passagens superiores, e até mesmo um túnel (após a esposa vetou o trem passar por ela flor camas). 
Walt faz a Disneyland em homenagem a seu pai 
Elias Disney, o pai de Walt, era um carpinteiro que ganhava cerca de US $ 1 por dia. Em 1895, Elias começou um modesto negócio de construção, negócio que acabou por fracassar. Ele continuou a trabalhar depois fazendo biscates, incluindo agricultura, entregando jornal e trabalhando em uma fábrica de geléia. 
Elias não viveu o tempo suficiente para ver a Disneylândia, mas a luz em sua janela sempre é acesa em sua honra. 
Cigarro matou Disney 
Walt Disney era um fumante viciado. Em 1966, ele programou se submeter a uma cirurgia mas um exame de raios-X mostrou um grande tumor em seu pulmão esquerdo. Médicos, em última instância, removeram o pulmão, mas Disney morreu mais tarde naquele ano. 
Em 1951, Disney produziu um curto clipe intitulado "Não Fumar" Goofy(Pateta) tentando parar de fumar. A empresa proibia o desenho animado de emissão de TV.

Nenhum comentário: