domingo, 21 de dezembro de 2008

Falta pegada a ‘Crepúsculo’, diz ‘vampira’ brasileira

Liz Vamp, filha de Zé do Caixão, atriz e entendedora de tudo o que se refere aos lendários seres que vivem à base de sangue humano.
“Os garotos perdidos” (1987) 
Dir. de Joel Schumacher. Com Jason Patric, Dianne Wiest, Corey Haim e Kiefer Sutherland 
Um garoto fanático por histórias de terror viaja com a família para a Califórnia, onde descobre que seu irmão é vítima de um grupo de jovens vampiros motociclistas.

“Entrevista com o vampiro” (1994) 
Dir. de Neil Jordan. Com Brad Pitt, Tom Cruise e Kirsten Dunst 
Baseado no livro homônimo de Anne Rice, conta a história de um repórter que ouve as desventuras de um homem que diz ser vampiro e ter duzentos anos. Ele reconta toda a trajetória de sua vida, desde a época em que era humano e como foi transformado pelo vampiro Lestat.

 “A hora do espanto” (1985) 
Dir. de Tom Holland. Com Chris Sarandon, William Ragsdale e Roddy McDowall 
Um adolescente aficcionado por filmes de terror acredita que seus novos vizinhos são vampiros de verdade. Ele recorre então a um antigo astro dos filmes de terror que agora é apresentador de TV.

“Fome de viver” (1983) 
Dir. de Tony Scott. Com Catherine Deneuve, David Bowie e Susan Sarandon
Baseado no livro de Whitley Strieber e um dos mais famosos filmes de vampiros dos anos 80, conta sobre seres imortais que se alimentam de sangue humano, mostrando também as relações amorosas entre os dois lados.

“Drácula” (1992) 
Dir. de Francis Ford Coppola. Com Anthony Hopkins, Keanu Reeves, Winona Ryder e Monica Bellucci 
Baseado na obra de Bram Stocker e vencedor de três Oscar (melhor maquiagem, efeitos especiais e figurino), o longa mostra a busca do Conde Drácula pela reencarnação de sua amada.

Kristen Stewart e Robert Pattinson juntos em cena de ''Crepúsculo'' (Foto: Divulgação)Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Cinema/0,,MUL930014-7086,00-FALTA+PEGADA+A+CREPUSCULO+DIZ+VAMPIRA+BRASILEIRA.html

“Falta ousadia, volúpia, intensidade. Em se tratando de vampiro, isso não pode ser desprezado. O vampiro é animal, tem um instintivo primitivo. Falta a pegada vampírica a ‘Crepúsculo’.” A análise é de Liz Marins, mais conhecida como Liz Vamp, filha de Zé do Caixão, atriz e entendedora de tudo o que se refere aos lendários seres que vivem à base de sangue humano. 
Com a chegada de “Crepúsculo” aos cinemas brasileiros, o G1 convidou Liz Vamp para assistir ao longa-metragem e opinar sobre ele. Com orçamento relativamente baixo (cerca de US$ 37 milhões) e atores pouco conhecidos, o filme se transformou em fenômeno entre os adolescentes norte-americanos, permanecendo na lista dos mais vistos e tendo faturado incríveis US$ 35 milhões apenas em seu primeiro dia de exibição. 
A história que vem mexendo com os ânimos do público teen é a do tão improvável quanto problemático romance entre a jovem Bella (Kristen Stewart) e o vampiro Edward (Robert Pattinson). Mas se está pensando em monstruosidade, esqueça. Em “Crepúsculo” é diferente: Edward é carinhoso com a amada e luta contra todos os seus instintos para não sugar seu sangue. Aliás, politicamente correto, ele nem bebe sangue de humanos, apenas de animais. 
Para Liz Vamp, o doce relacionamento entre os protagonistas acabou deixando o filme “infantil”. “É um pouco infantil em alguns momentos , água com açúcar. Tem cenas românticas interessantes, tem paisagens e alguns efeitos especiais bacanas. Mas falta intensidade. O romance é bonito, mas podia ter cenas mais ‘calientes’. Não falo de sexo, mas na forma de pegar mesmo. Até os beijos dos vampiros são mais quentes.”
Por outro lado, a visão moderna e não-estereotipada dos vampiros agradou Liz Vamp. “O filme não os mostra como seres bestiais. Normalmente os vampiros são colocados como monstrinhos, mas essa tendência vem mudando. Na verdade os vampiros são tudo o que a raça humana almeja ser. São mais fortes, sedutores e imortais. E por que são vistos como monstros? Porque os humanos estão na cadeia alimentar deles.” 
E mesmo assim a atriz não considera que os longas vampirescos sejam de terror. “São filmes de ficção, mistério, suspense e romance. Existem cenas de terror, mas falar de vampiros nunca é um assunto leve.” Para ela, não é surpresa ver “Crepúsculo” fazendo tanto sucesso entre o público adolescente. “Os vampiros sempre seduziram os mais jovens com os poderes que ele têm. Falar que [esse tipo de história] não tem público é mentira. A maioria dos adolescentes é mais idealista, aventureira e muito mais intensa do que os adultos.” 
Liz Vamp indica 
Após assistir "Crepúsculo", Liz Vamp listou alguns de seus filmes de vampiros preferidos. Nela constam clássicos, como "Fome de viver" e "Entrevista com o vampiro", e dicas preciosas, como "Os garotos perdidos". 

2 comentários:

Nikki... disse...

Seu blog é ótimo.Nós estamos publicando uma historia com vampiros tb entra ae:
http://afterthemidnight.blogspot.com/
a gente tá postando os capítulos devagar...Confere!

Anônimo disse...

Seu blog é ótimo.Nós estamos publicando uma historia com vampiros tb entra ae:
http://afterthemidnight.blogspot.com/
a gente tá postando os capítulos devagar...Confere!