domingo, 21 de dezembro de 2008

Cineasta diz que vai filmar o '11 de setembro de São Paulo'


Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Cinema/0,,MUL925243-7086,00.html

"Essa é uma história brasileira. Guardadas as devidas proporções, foi o 11 de setembro de São Paulo. Mobilizou a cidade toda, e o que mobiliza São Paulo mobiliza também o Brasil." A afirmação é do cineasta Sergio Rezende, que está rodando "Salve geral", longa-metragem que terá como pano de fundo os ataques organizados por uma facção criminosa em São Paulo, em maio de 2006. 
Na história do filme, Lucia (Andréa Beltrão) se envolverá com o crime numa tentativa desesperada de juntar dinheiro para tirar o filho da prisão. "Ela é uma professora de piano que está passando por dificuldades financeiras e se muda para a periferia. O filho se envolve em um acidente e acaba indo preso. No dia do indulto do Dia das Mães, ele participa desses ataques", conta o diretor. 
E continua: "O filme foi inspirado naqueles acontecimentos, mas sei que para contar a verdade é preciso contar algumas mentiras". Em seu trabalho de pesquisa para a produção, Rezende teve acesso à vasta literatura sobre o assunto e conversou com jornalistas e pessoas da Justiça, mas conta que não teve nenhum contato com os criminosos. 
"Não é um filme de denúncia. Nossa história é mais abrangente que essa facção criminosa. Além disso, é um fato que afetou a sociedade toda. E é disso que estamos falando, de um grande acontecimento social." 
Crime organizado 
Para o cineasta, era importante mostrar que o problema do crime organizado existe em todo o país, assim como a precária situação das cadeias, que também será abordada em "Salve geral". "O próprio Estado muitas vezes é criminoso, porque a lei prevê muitas coisas que ele não cumpre. Isso envolve presídios do Brasil inteiro, e eu queria falar do Brasil." 
O longa teve cenas gravadas no interior de São Paulo, em Campinas e Paulínia, além de seqüências que ainda serão feitas em São Paulo, no Rio de Janeiro (onde serão filmadas as partes do presidio, no desativado Frei Caneca) e em Foz do Iguaçu. A previsão de lançamento é no início de 2010, e o orçamento do longa é de R$ 8,5 milhões. 
Questionado sobre a possibilidade de o cinema nacional algum dia conseguir se sustentar sem as leis de incentivo governamentais, Rezende afirma: "No dia em que o Brasil tiver hospitais incríveis, escolas ótimas, quando o salário mínimo for R$ 3 mil. Quando o Brasil se resolver, o cinema também vai. A gente vende num ano 100 milhões de ingressos. Isso significa que cada brasileiro vai meia vez ao cinema. Ou seja, não tem mercado, não há a possibilidade de nenhum filme brasileiro se pagar". 
Elenco paulista 
Carioca, Sergio Rezende fez questão de escalar uma equipe paulistana para participar de "Salve geral". "Grande parte da equipe e do elenco – e isso para mim era fundamental - é de São Paulo. A cidade tem uma cena teatral espetacular, preservou essa pureza do teatro, tem atores que não são conhecidos, mas que são espetaculares e muito experientes", afirma. 
E foi justamente dessa fonte que o cineasta bebeu. Com a ajuda da atriz Denise Weinberg, fundadora do grupo TAPA, reuniu atores premiados e reconhecidos nos palcos, mas que ainda não têm notoriedade entre o grande público. O filho de Lucia, por exemplo, será interpretado por Lee Thalor, que trabalha com Antunes Filho há quatro anos. 
"O Rafa adora carros e é fanático pelo Ayrton Senna. Minhas pesquisas para fazer o personagem se basearam nisso. No filme, quando toda a confusão acontece, ele está tirando um racha e acaba se envolvendo num acidente. O amigo dele é morto, ele atira, acaba assassinando uma moça e é condenado a oito anos de cadeia", conta o ator. 
Já a personagem de Denise é quem vai apresentar Lucia ao mundo do crime. "Eu faço a Ruiva, como vocês podem perceber", brincou a atriz, com os cabelos bem avermelhados. "Ela é chique, dentro de uma cafonice. Tem um salão de cabeleireiro que serve de fachada para uma central telefônica, por onde ela passa os 'salves' do partido. Ela é poderosa, mas ao mesmo tempo tem muita alegria de viver."
Também fazem parte do elenco de "Salve geral" Bruno Perillo, Guilherme Sant'Anna e Cris Couto, entre outros.

Nenhum comentário: