terça-feira, 2 de dezembro de 2008

XII Feira Japonesa transformou o Recife antigo num bairro oriental



Por Tiago Bacelar

No último domingo, as Ruas do Bom Jesus, Domingos José Martins e a Praça do Arsenal, no bairro do Recife, ganharam cores nipônicas para receber a celebração do centenário da imigração japonesa no Brasil e os 50 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses em Pernambuco. O evento é promovido pelo Consulado do Japão, Associação Cultural Brasil Japão, Associação Japonesa do Recife, Senenkai, Anbej e Prefeitura do Recife. A Feira deste ano trouxe diversos produtos artesanais como origamis, bonzai, karpas, objetos de decoração e muitos eventos culturais.

O destaque deste ano foi sem dúvida a Gincana Cultural com escolas públicas de Recife, representando cidades japonesas como Tokyo, Kyoto, Sendai e Hiroshima. participando de provas de trajes típicos, bonzai, origami, cosplay e perguntas sobre o Japão. Trinta e dois jovens de 15 a 17 anos mergulharam na cultura oriental para ganhar medalhas em uma grande festa. No palco principal houve também diversas apresentações de Aidô, Aikidô, de taiko, de dança yasakoi soran, Ryukyu Koku Matsuri Daiko (SP) e karaokê. À noite, foi a vez da cantora japonesa Mio Matsuda subir aos palcos para encerrar mais uma edição da Feira Japonesa.

Na Praça do Arsenal, estavam as tradicionais barracas de comida com yakisoba, harumaki, yakitori, sushi e okonomiyaki. Na "rua do anime", a Rua Domingos José Martins, foi local da turma dos animes e mangás. Houve exibições de animes e venda de objetos (Chaveiros, peças de cosplay, bonecos, dentre outros), e mangás. A presença de DVDs piratas foi proibida, e sua proibição foi respeitada por todas as lojas do evento.  

COLÔNIA - O Brasil tem a maior colônia japonesa fora do Japão. São 1,5 milhões de pessoas - dessas, apenas 2,2 mil estão em Pernambuco, a maioria concentrada em Bonito, no Agreste do Estado. Em 18 de junho de 1908, no Kasato Maru, desembarcaram no Porto de Santos a primeira leva de imigrantes a São Paulo. Eram 782 japoneses que vinham trabalhar nas fazendas de café. Em 12 de janeiro de 1959, chegava a Pernambuco, a bordo do navio America Maru, um grupo 29 pessoas de quatro famílias trazendo toda a bagagem cultural do oriente para o Estado.

Nenhum comentário: