quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Cruise sente peso de filme sobre nazismo em estreia na Alemanha

Tom Cruise lança ''Valkyrie'', sobre a história de Claus von Stauffenberg, um coronel alemão que tentou assassinar Adolf Hitler (Foto: AP)

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Cinema/0,,MUL964125-7086,00.html

O ator americano Tom Cruise disse nesta terça-feira (20), durante a estreia na Alemanha de "Operação Valquíria", que sente o peso histórico deste filme, que protagoniza e que definiu como o "maior desafio" de sua vida. Entre as dificuldades, segundo o ator, esteve o peso de vestir um uniforme nazista. 
Baseado em fatos reais e dirigido por Bryan Singer ("X-Men", "Super Homem - O retorno"), "Operação Valquíria" narra o complô orquestrado por oito altos comandantes do exército alemão para matar Adolf Hitler em 1944 e encerrar assim a Segunda Guerra Mundial. O ator, de 46 anos, encarna o coronel Claus Schenk Graf Von Stauffenberg. 
"Foi uma grande responsabilidade refletir o espírito da história sem esquecer o entretenimento", explicou Cruise. Ele é aguardado nesta noite para assistir, com sua mulher, a também atriz Katie Holmes, à premiére europeia do filme. 
O filme, que Cruise dedica à resistência alemã contra o nazismo, estreará nos cinemas alemães na quinta-feira. "Quando era criança, me perguntava por que ninguém parou Hitler, por que ninguém lhe deu um tiro na cabeça", disse o ator. 
Stauffenberg foi o autor material do atentado frustrado contra Adolf Hitler, em 20 de julho de 1944, ao colocar uma bomba junto ao assento do quartel-general do "Führer". Hitler só ficou levemente ferido e, na mesma noite, vários oficiais envolvidos no atentado foram executados, entre eles Stauffenberg.
Tom Cruise vem ao Brasil para lançar "Operação Valquíria" em fevereiro.

Nenhum comentário: