quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Favorita ao Shell-São Paulo, "A Alma Boa de Setsuan" reestreia


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u493062.shtml

Líder em indicações ao Prêmio Shell-SP, o mais prestigioso reconhecimento à produção teatral, e um dos arrasa-quarteirões da temporada 2008, "A Alma Boa de Setsuan" reestreia amanhã em São Paulo.
Criação de Bertolt Brecht (1898-1956), a história de Chen-Tê, a ingênua prostituta escolhida por Deus para receber uma soma em dinheiro, foi vista por 31 mil pessoas em 61 apresentações. No Shell-SP, recebeu menções nas categorias direção (Marco Antônio Braz), atriz (Denise Fraga), cenário, figurino e iluminação. 
Pelo menos desde a temporada 2004 o júri paulista da premiação não reconhecia em categorias tão proeminentes tantas peças de amplo alcance popular. Além de "Alma Boa", a lista de indicados do segundo semestre (que se soma à dos destaques do primeiro semestre para compor a relação final) tem os "blockbusters" "O Mistério de Irma Vap" e "Hamlet". 
A primeira, vista por 25 mil pessoas em 41 apresentações, foi lembrada na categoria ator (Marcelo Médici). Já o clássico shakespeariano estrelado por Wagner Moura (40 mil espectadores em 74 sessões) teve figurino e tradução reconhecidos (esta última, na categoria especial). 
Para efeito de comparação, o espetáculo mais lembrado pelo júri no ano passado, "O Homem Provisório" (cinco menções), foi visto por 1.565 pessoas em 35 apresentações. Já o líder de indicações da temporada 2006, "BR3" (seis), acumulou 6.880 espectadores em 86 sessões. 
Popular com estofo 
A respeito da lista de 2008, o crítico Kil Abreu, porta-voz do júri do Shell-SP, diz que "há uma coincidência feliz entre projetos que têm um apelo popular, com figuras midiáticas como Denise Fraga e Wagner Moura à frente, e espetáculos com estofo artístico, qualidade estética inegável". 
Ele nega que haja um esforço do júri em aproximar o prêmio do gosto médio do público. "Não diria que as peças indicadas neste ano têm um perfil comercial, naquele sentido de espetáculos montados um pouco de olho na bilheteria." 
Para ele, a discussão do teatrão e do alternativo inexiste: "Às vezes, a gente se esconde atrás de rótulos para delegar qualidades que podem não condizer com a substância verdadeira. Então, assim como se tem um teatro de pesquisa que não é de boa qualidade, há um teatro comercial que é bom. O rendimento artístico independe desse tipo de referência". 
O crítico de teatro da Ilustrada, Luiz Fernando Ramos, vê na lista de indicados de 2008 o reflexo de um "júri conservador, que aponta para uma dramaturgia mais tradicional". "Isso fica evidenciado quando ele ignora o trabalho de adaptação de 'Mary Stuart' (em 'Rainha[(s)]') e 'Os Bandidos', que conseguiu atualizar esses textos do romantismo alemão. É uma omissão grave." 
O crítico não acredita que haja, por parte do júri, um movimento intencional de sintonização com a produção de maior repercussão popular. "Mas se se imaginar que espetáculos mais conservadores são mais populares... Um júri mais voltado para a pesquisa de linguagem talvez tivesse feito indicações em outro sentido." 
Os vencedores do Shell-SP serão conhecidos em março. 
"A Alma Boa de Setsuan"
Quando: reestreia amanhã; sex., às 21h30; sáb., às 21h; dom., às 19h; até 1º/3.
Onde: teatro Renaissance (al. Santos, 2.233, tel. 0/xx/11/3188-4147).
Quanto: R$ 60 (sex. e dom.) e R$ 80 (sáb.).
Classificação: não indicada a menores de 12 anos.

Nenhum comentário: