terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Matt Damon diz que James Bond é imperialista


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u494965.shtml

O ator americano Matt Damon, que estrelou a trilogia "Bourne", criticou o personagem James Bond, da série "007". Em entrevista ao jornal "Miami Herald", Damon disse que nunca seria possível fazer um filme de Bond como um filme de Bourne, seu personagem. 
"Bond é um imperialista, antissocial e misógino que sai por aí conquistando mulheres, virando martinis e matando pessoas. Ele é repulsivo."
Como Jason Bourne, Damon interpreta um ex-agente secreto americano perseguido pela própria CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos. 
O ator, que também atuou em dois outros filmes de espionagem -- "O Bom Pastor" (2006) e "Syriana - A Indústria do Petróleo" (2005)-- também fez duras críticas à política externa dos Estados Unidos na chamada Guerra ao Terror, do ex-presidente George W. Bush. 
Ele chamou de "idiota" o analista político conservador William Kristol, que havia escrito que os americanos deveriam ser gratos a Bush por ele ter vencido a Guerra do Iraque. Citando o ex-agente da CIA Milt Beardon, criticou os métodos de investigação. 
"A melhor frase que ouvi sobre tortura veio de Milt Beardon. Ele disse 'se um cara sabe onde uma bomba escondida que vai explodir em um Marriott, me coloque em uma sala com ele e eu vou descobrir. Mas não documente isso. Apenas me deixe quebrar a lei'", citou o ator. 
Damon foi uma das estrelas de Hollywood que apoiou publicamente a campanha de Barack Obama para a Presidência dos Estados Unidos. Disse, no entanto, que não foi à festa da posse porque lhe ofereceram ingressos de arquibancada por US$ 25 mil (R$ 57 mil) cada.

Nenhum comentário: