terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Cineastas discutem em Cuba futuro do gênero documentário

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u492084.shtml

Cineastas de sete países, entre eles Brasil, Argentina e Estados Unidos, analisam os desafios do gênero documentário, em um encontro organizado pela Escola Internacional de Cinema e Televisão (EICTV) de Havana e iniciado nesta segunda-feira (19). 
O I Encontro de Documentaristas, que termina nesta terça, acontece na sede da EICTV, 25 km ao oeste de Havana, e "examinará os problemas e desafios do gênero", "sua capacidade de observação, efeito mobilizador e função social", disse o crítico cubano de cinema Luciano Castillo, um dos organizadores do evento. 
Ainda de acordo com Castillo, citado pelo jornal oficial "Granma", também serão discutidos "o compromisso do diretor e a ética", "a natureza estética do gênero e o chamado documentário autoral". 
O evento inclui também a participação de diretores de Austrália, Sérvia, Reino Unido e do país anfitrião. 
A EICTV foi criada há 22 anos, como um projeto da Fundação do Novo Cinema Latino-Americano, presidida pelo Prêmio Nobel colombiano, Gabriel García Márquez. 
Desde sua fundação, em 1986, a escola graduou cerca de 600 latino-americanos em direção, produção, roteiro, documentário, fotografia, entre outras especialidades.

Nenhum comentário: